sexta-feira, 5 março 2021
Início Gastronomia Linguiça Blumenau é oficialmente regulamentada pelo Governo de Santa Catarina

Linguiça Blumenau é oficialmente regulamentada pelo Governo de Santa Catarina

 

 

 

 

Agora é oficial. A Linguiça Blumenau, tão presente na mesa das famílias e nos cardápios dos restaurantes da região, teve a Norma Interna Regulamentadora (NIR) aprovada e validada pela Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina e pela CIDASC.

A portaria determina a identidade e os requisitos mínimos de qualidade para a produção da iguaria. O documento representa uma vitória para os produtores locais que há anos buscam oficializar o formato da produção.

Produzida a partir de carnes suínas nobres, os fabricantes da região tem buscado o reconhecimento como um produto exclusivo e garantir o registro de Indicação Geográfica (IG). O Sebrae/SC, junto com produtores locais e as prefeituras dos cinco municípios (Blumenau, Pomerode, Gaspar, Timbó e Indaial) estão à frente desse processo.

O custo total é estimado em R$ 170 mil, metade pago pelo SEBRAE, e espera-se contar com a colaboração das administrações municipais destas cidades. A entidade está organizando as reuniões dos produtores, deu o encaminhamento das pesquisas e das publicações necessárias para montar o dossiê, pelo qual foi encaminhado o pedido do registro.

“A Linguiça Blumenau é mais do que um alimento, ela representa a origem dos nossos antepassados. Por isso, essa regulamentação é uma conquista para nós produtores que seguimos todas as normas necessárias para entregar o melhor produto ao consumidor”, comemora Luiz Antonio Bergamo, sócio da Olho Embutidos e Defumados, de Pomerode (SC), uma das empresas produtoras da Linguiça Blumenau no Vale do Itajaí.

Segundo o Ministério da Agricultura, o registro de  Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer.

 

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS