quarta-feira, 22 setembro 2021
InícioPrefeituraLicenciamento Ambiental pode ser feito pela internet em Blumenau

Licenciamento Ambiental pode ser feito pela internet em Blumenau

Documentos para abertura do processo podem ser enviados pelo site da Prefeitura.

O processo para abertura de licenciamento ambiental já pode ser realizado por meio de processo digital a partir desta segunda (2/08/21). A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), está recebendo os documentos pela plataforma digital clicando aqui .

O licenciamento ambiental é um processo administrativo, que concede o licenciamento para a instalação, a ampliação e a operação de empreendimentos e atividades que utilizam de recursos ambientais, considerando os potenciais riscos de poluição ou de degradação ambiental. Além de ser um importante instrumento de gestão por meio do qual a administração pública monitora empreendimentos e atividades efetivas, ou potencialmente poluidoras e que possam causar a degradação ambiental.

Para o Secretário da Semmas, Jefferson Voigtlaender, o objetivo do licenciamento ambiental digital é promover o desenvolvimento social e econômico, mantendo a qualidade ambiental e a sustentabilidade. “A abertura do processo 100% online faz parte da iniciativa Governo sem Papel, da Secretaria de Gestão Governamental (Segg) e uma forma de manter a qualidade do serviço e agilizar o atendimento ao munícipe”, afirma.

Governo Sem Papel

O Governo Sem Papel é uma iniciativa da Secretaria de Gestão Governamental (Segg), por meio da Diretoria de Sistemas e Inovação, que tem o objetivo de digitalizar processos e serviços municipais, aprimorando a tramitação interna e agilizando o atendimento externo à população. Também visa promover a sustentabilidade e economia de recursos públicos com a redução de documentos impressos na Prefeitura de Blumenau.

O projeto está sendo executado em secretarias como Saúde, Fazenda, Meio Ambiente, Defesa do Cidadão, Trânsito e Transportes, RH e Procuradoria. Agora, a Diretoria de Sistemas e Inovação se concentra na digitalização de serviços das Secretarias Planejamento e Administração. Desde a sua criação, já foram abertos mais de 106 mil processos digitais, incluindo emissão de alvarás sanitários. O sistema recebeu também 177.504 documentos, totalizando uma economia de mais de 220 mil páginas que deixaram de ser impressas.

Fonte: Prefeitura de Blumenau

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS