Liberado o trecho de rua interditado entre Blumenau e Gaspar

Uma cratera foi formada no local por causa de uma tubulação de drenagem antiga que estava danificada e vazando. O serviço de manutenção foi finalizado na noite desta quarta-feira (26/01).

A Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e do Serviço Municipal Autônomo de Água e Saneamento (SAMAE), concluíram na noite desta quarta-feira (26/01/22) a manutenção na Rua Dr. Nereu Ramos, em Gaspar (SC). O trecho foi liberado para o trânsito, mas deve sofrer uma nova intervenção daqui a duas semanas.

Os trabalhos iniciaram no período da tarde depois que foi identificada uma erosão na pista que passava por toda extensão da via até o rio Itajaí-Açu. De acordo com a equipe técnica, a cratera foi formada por conta de uma tubulação de drenagem antiga que estava danificada e vazando.

Durante todo o dia as equipes da Prefeitura de Gaspar trabalharam no local para recuperar de forma emergencial e garantir a segurança de quem trafega pelo, porém uma nova intervenção será necessária. A Rua Dr. Nereu Ramos é a parte municipalizada da Rodovia Jorge Lacerda, uma importante ligação da cidade vizinha à Blumenau.

“A situação é um pouco mais complexa do que pensávamos inicialmente. A tubulação antiga de drenagem que causou a erosão é de metal e enferrujou e está debaixo da tubulação de gás e da rede de água. Então fizemos uma obra emergencial para garantir a segurança e já fizemos todos os encaminhamentos para que, daqui há 15 dias, possamos voltar e fazer a troca da drenagem, a terraplanagem e a recuperação da pavimentação asfáltica. Vamos fazer isso em um final de semana para minimizar os transtornos no trânsito”, explica o prefeito Kleber Wan-Dall.

O prefeito ainda reforça que esta erosão identificada nesta quarta-feira não tem relação e não é no mesmo local onde houve um deslizamento em 2019. “Apesar de ser próximo, não é mesma situação. No outro ponto, onde houve o deslizamento em 2019, estamos finalizando a obra de contenção e a recuperação asfáltica”, afirma.

A via segue liberada nos dois sentidos, ainda com a sinalização devido a outra obra que acontece nas proximidades.