quinta-feira, 21 outubro 2021
InícioGeralLevantamento do índice de Infestação por Aedes aegypti e mutirão de limpeza...

Levantamento do índice de Infestação por Aedes aegypti e mutirão de limpeza em Itajaí

Mutirao-Dengue_21-11-15_02

Mutirao-Dengue_21-11-15_03No último sábado (21) foi o Dia Nacional de Combate à Dengue e em Itajaí estão sendo desenvolvidas diversas ações de conscientização feitas pela Secretaria de Saúde. Uma delas, foram os mutirões de limpeza que recolheram 65 caminhões de entulhos pela cidade e podem ser feitos novamente. A ação realizada pela Secretaria de Obras percorreu os bairros São Vicente, Cordeiros, Itaipava e Fazenda.

Mutirao-Dengue_21-11-15_01

Também foram limpos terrenos municipais e particulares, que já haviam sido notificados pela fiscalização de acordo com a Lei da Dengue (6.644/2015). Os proprietários notificados pelos fiscais que não realizarem a limpeza de seu imóvel poderão ser multados de R$ 137,46 a R$ 2.749,20 e ainda terão que pagar a hora/máquina da limpeza de seus terrenos.

Mutirao-Dengue_21-11-15_02

 

pneus-dengueLevantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa)

Começa nesta segunda-feira (23) um Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) em Itajaí. Em 2015, a cidade registrou uma epidemia de dengue e foi local de origem da maioria dos casos registrados no estado. Por isso a prefeitura da cidade já está começando cedo com políticas de prevenção.

Agentes de endemias visitarão todos os bairros até sexta (27), para identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença e os recipientes com água parada que mais são utilizados pelo mosquito para depositar ovos. O LIRAa é um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue e irá proporcionar informações qualificadas para o combate à doença por meio do Programa de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde.

Na operação o município é dividido em grupos de nove mil a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em cada grupo, também chamado estrato, são pesquisados 450 imóveis.

Os estratos com índices de infestação predial:

  • Inferiores a 1%: estão em condições satisfatórias
  • De 1% a 3,9%: estão em situação de alerta
  • Superior a 4%: há risco de surto de dengue

Caso chova, o levantamento das informações nos locais fica inviável.

Fotos: Secretaria de Obras de Itajaí | Dados: Prefeitura de Itajaí

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS