terça-feira, 19 outubro 2021
InícioEventosKlaus Rehfeldt e Daniel Curtipassi lançam livros abrindo a 1ª Temporada de...

Klaus Rehfeldt e Daniel Curtipassi lançam livros abrindo a 1ª Temporada de Exposições do MAB

Por Sérgio Antonello [PMB]

Nesta quinta-feira (9/03/17), tem a abertura da 1ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). O evento, que começa às 19h, terá outras atrações, como o lançamento dos livros de Klaus Rehfeldt e Daniel Curtipassi. A tradicional noite festiva tem conversa com artistas, músicas, poesias e abertura das salas expositivas.

Em “2050 d.C. Prosperidade sem Crescimento – e sem Propriedade”, Klaus H.G. Rehfeldt mostra um mundo em meio a um processo de inversão da dinâmica demográfica. Alguns países como a Alemanha, Itália e Japão já estão vivendo os efeitos do crescimento negativo de suas populações, cada um dentro do seu contexto econômico, social e cultural. A população brasileira deve alcançar o pico populacional por volta de 2030, para então iniciar uma lenta, mas contínua diminuição. Este mesmo momento ocorrerá em termos globais por volta de 2050.

O autor questiona quais serão os efeitos nas várias esferas da vida humana desse fenômeno inusitado do desenvolvimento da humanidade. “Não se pretende fazer previsões com maior ou menor probabilidade de acerto. Este trabalho procura identificar prováveis efeitos que os últimos desenvolvimentos técnicos e humanos projetam sobre os diversos aspectos e facetas da vida humana nas próximas décadas”.

O livro “Assim na Terra – Arte Sacra em Santa Catarina”, de Daniel Curtipassi, apresenta imagens fotográficas e textos sobre locais do Estado que se destacam pela energia espiritual, pelo simbolismo arquitetônico, pelo acervo de obras de arte sacra e pelas festas religiosas das comunidades. A fé religiosa sempre foi a força de sustentação espiritual da humanidade. O nobre serviço das artes, sempre foi muito bem aproveitado pelas igrejas em todos os tempos. O projeto do livro conta com patrocínio da Lei de Incentivos Fiscais – Lei 8.313 artigo 18.

 

2050 d.C. Prosperidade sem Crescimento e sem Propriedade

O autor, Klaus H. G. Rehfeldt, nasceu na Alemanha em 1935, de onde imigrou para o Brasil em 1953. Aqui, completou os estudos, formando-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná. Durante mais de 30 anos trabalhou em vários ramos econômicos, atuando por anos em gerências administrativas e de produção em empresas industriais e de prestação de serviços.

Em decorrência de experiências vividas no passado, dedicou-se, depois de aposentar-se, à consultoria empresarial em prevenção de dependências químicas, do que resultou a publicação de três livros na área. Klaus fará uma palestra sobre o livro 2050 d.C. Prosperidade sem Crescimento – e sem Propriedade, no dia 23 de março, às 19h30, no Auditório Edith Gaertner da Fundação Cultural de Blumenau. A entrada é franca.

 

Assim na Terra – Arte Sacra em Santa Catarina

Daniel Curtipassi é fotógrafo há mais de 40 anos, trabalhou por mais de três décadas como fotógrafo para as indústrias de Santa Catarina e São Paulo. criando catálogos de produtos para essas empresas. Nascido no Alto Vale do Itajaí, reside em Blumenau desde 1958. Atuou também como presidente da Fundação Cultural de Blumenau.

Em sua gestão, desenvolveu projetos culturais como Blumenália na área de música, participou da criação e organização do Festival Universitário de Teatro de Blumenau, coordenações e organização de exposições de artes plásticas, lançamento de livros, entre outros eventos culturais. Em seu currículo, fotografou a arquitetura de diversos locais de Santa Catarina. É autor de quatro livros sobre as cidades da região (Blumenau, Pomerode, Timbó e Jaraguá do Sul), apresentando sua história desde a colonização, arquitetura, religiosidade e desenvolvimento comercial e industrial.

 

Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira (9)

Horários:
19h: conversa com os artistas
20h: abertura da 1ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamações de poesias e apresentação musical

Visitação: até 16 de abril. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381-6176

Entrada franca

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS