Junho Vermelho veste as cores da Seleção e convoca doadores em Santa Catarina

Campanha do HEMOSC une clima de Copa do Mundo à solidariedade em meio à queda nas doações de sangue.

Foto (Arquivo): Marco Favero [SECOM/GOVSC]

No futebol, há partidas que mudam por causa de um único lance. Um passe preciso. Uma defesa improvável. Um gol nos minutos finais. Na saúde, a lógica não é tão diferente. Muitas vezes, uma doação de sangue é o que permite a realização de uma cirurgia, o atendimento após um acidente ou a continuidade de um tratamento.

É com essa ideia que o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) entra em campo durante o Junho Vermelho. Aproveitando o período que também marca a Copa do Mundo, a instituição lança a campanha “Jogue junto, dê seu sangue pelo nosso time” e prepara os hemocentros e unidades de coleta com as cores da Seleção Brasileira.

A mobilização chama atenção para um desafio que costuma aparecer nesta época do ano. Com a chegada do frio, as doações diminuem. Enquanto isso, a necessidade de sangue segue presente nos hospitais e clínicas.

Segundo a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, esse cenário já é percebido em 2026. Houve redução nas doações justamente em um momento de aumento da demanda por bolsas de sangue.

“Historicamente, este é um período de redução nas doações, em razão das temperaturas mais baixas e do aumento das doenças sazonais. Por isso, convidamos a população, neste Junho Vermelho, a comparecer aos nossos Hemocentros e Unidades de Coleta para doar sangue. Convide também familiares e amigos para doar junto e levar esperança a quem precisa”, destaca.

Responsável por 98% do sangue coletado e distribuído em Santa Catarina, o Hemosc mobiliza toda a sua estrutura ao longo do mês. Participam os hemocentros de Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Joaçaba, Lages, Blumenau e Joinville. Também estão envolvidos as Unidades de Coleta de Tubarão, Jaraguá do Sul e Canoinhas.

As doações podem ser agendadas pelo site do Hemosc ou pelos telefones disponíveis na página da instituição. No mesmo endereço estão os requisitos para doação, além dos horários de atendimento e dos endereços de cada unidade.

Junho também será marcado por homenagens aos doadores regulares e aos apoiadores dos projetos de incentivo à doação de sangue. As atividades integram a programação do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, e ocorrerão nos hemocentros de todo o estado.

O clima de Copa estará presente nas ações preparadas para os doadores. A identidade visual foi criada pelo artista Luciano Martins, que transformou em imagem a mensagem central da mobilização: “Jogue junto, dê seu sangue pelo nosso time”.

“Como no futebol, em que cada jogador precisa contribuir para que o time saia vitorioso, na saúde também contamos com a colaboração de muita gente. O sangue humano não tem substituto e é fundamental para assegurar procedimentos como cirurgias, casos de acidentes e tratamentos de doenças. Por isso, reforçamos mais uma vez a importância desse gesto solidário da doação de sangue”, afirma Patrícia.

O Hemosc é uma instituição da Secretaria de Estado da Saúde (SES), administrada pela organização social Fahece. Nas arquibancadas, a torcida comemora quando a rede balança. Nos hemocentros, a vitória tem outro significado. Ela acontece toda vez que alguém decide entrar em campo e doar.


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky