sábado, 22 janeiro 2022
InícioBairrosCentroJulho começa Laranja na tranquila Rua XV de Novembro de um dia...

Julho começa Laranja na tranquila Rua XV de Novembro de um dia com Rota de Lazer

 

Por Claus Jensen, com fotos de Alcione Alvim da Silva

A Rota de Lazer, que acontece todos os domingos e feriados em Blumenau, é uma chance de curtir a Rua XV de Novembro, Centro, sem sua tradicional agitação da semana. Seja a pé ou de bicicleta, nossa cidade lembra a tranquilidade bucólica que dá saudade para quem viveu outra época.

Lembro do final da década de 1970 e início de 1980, quando famílias passeavam na noite de domingo pela via, olhando as novidades das vitrines. A violência era mínima, pelo menos esse cinquentão aqui não recorda de furtos e assaltos, cada vez mais comuns. Existiam, claro, mas em um número muito menor.

Nesse 1º de julho, o Alcione Alvim da Silva, tradicional colaborador de Oblumenauense, caminhou pela Rua XV de Novembro e registrou o pouco movimento por volta das 9h. O céu cinza certamente desestimulou algumas pessoas.

Na frente do Banco Bradesco, esquina com a Rua Rodolfo Freygang, as bicicletas estavam prontas para os interessados em locá-las. Um homem fazendo bolhas de sabão, aguardava as crianças que sempre se encantam com essa simples magia.

O trecho interditado da Rua XV de Novembro é entre as vias Amadeu da Luz (próximo da prefeitura) até a Nereu Ramos. Seguindo em frente, Alcione registrou agentes da Defesa Civil pintando de laranja a mureta da Ponte Comendador Souza e Silva, ao lado do Mausoléu Dr. Blumenau. A ação faz parte do Julho Laranja, mês que promove a prevenção aos desastres naturais.

 

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS