Jantar em Blumenau marcou o início do Quinquênio de Fritz Müller

Tenor Reynaldo Pfau, representando Fritz Müller

 

Por Claus Jensen, com fotos de Marlise Cardoso Jensen

Na noite de sexta-feira (26/5/17) foi lançado o início do Quinquênio de Fritz Müller, em que ocorrem uma série de atividades e ações, nos cinco anos que antecedem a comemoração de 200 anos de seu nascimento (1822). Quem chegava no Centro Cultural 25 de Julho, reduto tradicional da cultura alemã em Blumenau, era recebido pelo Grupo de Dança Folclórica Fritz Müller. Logo após a recepção, um busto do homenageado cercado por bromélias, a grande paixão de Fritz Müller.

 

 

O evento aconteceu em um dos espaços reservados do clube, onde houve um breve histórico de Fritz, além de autoridades e representantes da sociedade organizada fazerem uso do microfone. No final a surpresa da noite: uma encenação que descreve o momento em que o Pastor Gustav Stutzer viu Fritz Muller caminhando pela Rua XV de Novembro no final do século de 1.800. Müller foi interpretado pelo tenor Reynaldo Pfau, cujo aspecto físico se encaixou perfeitamente. O evento foi encerrado quando ao ser servido um buffet, momento em que o público confraternizou.

 

 

“Foi surpreendente a participação da comunidade. Muito animador! O que me marcou foi a adesão de mais de 70 pessoas que se interessaram pela causa. Foi participação espontânea das pessoas, isto foi o mais bacana!”, comemorou a historiadora Ana Maria Ludwig Moraes do IHB, uma das mais envolvidas com a realização do evento.

Para o presidente do Instituto Histórico de Blumenau, Marcos Schroeder, o jantar de lançamento superou as expectativas.”Nós do IHB, ficamos muito agradecidos pela presença de tantas pessoas e entidades, fundamentais para concretizar diversos projetos que há tanto tempo desejamos. Acreditamos ter conseguido dar um grande e decisivo passo para resgatar o valor de Fritz Müller, e diante das palavras proferidas antes do jantar, teremos muitas conquistas em breve. Por outro lado, esperamos ter despertado no governo municipal e demais entidades de Blumenau, a consciência da grande oportunidade que o quinquênio de Fritz Müller proporcionará para a valorização da Ciência, Educação, Cultura; com reflexos positivos para a economia e turismo de Blumenau”, finaliza Marcos.

 

 

Entre as presenças de destaque, estiveram Augusto César Zeferino, presidente do Instituto Histórico de Santa Catarina; Sueli Petry, diretora de Patrimônio Histórico e Museológico da Fundação Cultural de Blumenau; João Natel Pollonio Machado, reitor da Furb; Alexandre Baumgratz da Costa, presidente da Fundação do Meio Ambiente, Terezinha Heimann; Sylvio Zimmermann Neto, representando a Câmara de Vereadores; Rodrigo Ramos, presidente da Fundação Cultural de Blumenau; Lauro Bacca, biólogo e ambientalista; Dra. Monika Pabst, Procuradora de Justiça de SC; além da historiadora Ana Maria Ludwig Moraes e Marcos Schroeder, presidente do IHB (Instituto Histórico de Blumenau); já citados.

Também vale destacar a presença dos irmãos Alfredo Lindner e Ruth Lueders, além de Klaus Kalvelage, todos tataranetos do irmão de Fritz, August Müller. O recém fundado Rotary Fritz Müller estava representado pelo presidente, Eduardo Pfutzenreiter.

 

Grupo de Dança Folclórica Fritz Müller

Marcos Schroeder, presidente do IHB, Instituto Histórico de Blumenau

 

Augusto César Zeferino, presidente do Instituto Histórico de Santa Catarina

 

 

Vereador Sylvio Zimmermann Neto, representando a Câmara de Vereadores de Blumenau

 

Alexandre Baumgratz da Costa, presidente da FAEMA Fundação do Meio Ambiente

 

Rodrigo Ramos, presidente da Fundação Cultural de Blumenau

 

João Natel Pollonio Machado, reitor da Furb

 

Tenor Reynaldo Pfau, representando Fritz Müller