segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioEventosJantar com surpresas nesta sexta (26) marca início do quinquênio de Fritz...

Jantar com surpresas nesta sexta (26) marca início do quinquênio de Fritz Müller

 

Nesta sexta-feira (26/5/17), acontece um jantar que marca o início das comemorações para o aniversário de 200 anos de nascimento de Fritz Müller. Ele foi um dos maiores gênios que pisou em território brasileiro, colaborador do inglês Charles Darwin, o criador da Teoria da Evolução das Espécies. No exterior, sua obra é muito respeitada e referenciada.

 

 

Como Fritz Müller nasceu em 1822, está sendo preparada toda uma programação que antecede e compreende o período de um quinquênio, ou seja, cinco anos. A agenda começa nesta sexta-feira (26) às 19h30min no Centro Cultural 25 de Julho, com um jantar ao custo de R$ 40 por pessoa. Durante o evento, além de algumas surpresas ao público, será apresentado um pouco de sua obra e as novidades que irão homenagear o alemão que deixou sua marca na história de Blumenau.

Para quem gosta de história, admira a obra de Müller, é um evento imperdível. Mais informações sobre como adquirir o ingresso: (47) 3381-7514 e 99969-1960 (Ana Maria).

 

Foto de arquivo: Claus Jensen

 

O Instituto Histórico de Blumenau é uma das entidades que está apoiando este projeto. Segue uma entrevista com o presidente do IHB, Marcos Schroeder.

OBlumenauense: Qual a importância de Fritz Müller para Blumenau?

Marcos Schroeder: Fritz Müller veio da Alemanha para o Brasil em 1852, com 30 anos de idade, trazendo a esposa e uma filhinha ainda no colo. Além de intelectual, pesquisador, médico, filósofo, foi professor durante alguns anos em Florianópolis, na época Desterro. Mais tarde, junto com seu irmão August que o acompanhou na emigração, participou ativamente do desenvolvimento de Blumenau.

OBlumenauense: O que se destacou em sua obra?

Marcos Schroeder: Podemos destacar que fundou o Kulturverein, dedicando-se a ministrar aulas de campo aos colonos para escolher as variedades mais adaptadas ao nosso clima e melhorar as técnicas agrícolas para aumentar o rendimento lavouras.

Na área de pesquisa escreveu mais de 250 artigos científicos de sua autoria. Dos que foram publicados na época, o que mais se destacou foi o que comprovava a teoria evolucionista de Darwin através de crustáceos do nosso litoral. A partir desta pesquisa, Fritz Müller ganhou projeção na Europa e passou a ser consultado e contatado por inúmeros cientistas de renome.

Hoje ainda, se encontram muitas citações em modernos tratados e pesquisas sobre os trabalhos dele em diversos museus, centros de estudos e universidades de todo o mundo.  Por tudo isso planejamos o quinquênio de Fritz Müller, que vai de 2017, por conta dos 120 anos da sua morte, até o ano de 2022, quando será lembrado pelos 200 anos de seu nascimento.

OBlumenauense: Quais as entidades envolvidas no projeto?

Marcos Schroeder: Para isto, o IHB, a Fundação Cultural de Blumenau, a FURB, FAEMA e o INARTI (Instituto de Artes Integradas de Blumenau), se uniram para, durante os anos de 2017 a 2022, relembrar seu legado, sua memória e seus ensinamentos.

OBlumenauense: Que eventos devem ser promovidos nos próximos 5 anos?

Marcos Schroeder: Buscaremos neste Quinquênio, propor ações, eventos, publicações e projetos que relembrem o legado de Fritz Müller. Queremos incentivar que outras entidades, também participem e desenvolvam atividades que resgatem e reconheçam a obra do mais importante cientista brasileiro do século XIX, inclusive nos meios acadêmicos internacionais.  Somente tornando-o uma figura mais conhecida e, portanto mais próxima, é que poderemos valorizar sua importância.

Dessa forma poderemos mostrar o valioso trabalho que Fritz Müller desenvolveu nas matas do Vale do Itajaí e – para as novas gerações – mostrar como o estudo e a pesquisa podem contribuir para o desenvolvimento e a inovação. Temos 5 anos, mas é preciso iniciar desde já. Portanto, reitero o convite para participarem, divulgarem e apoiarem os projetos que vierem a ser apresentados.

Novas entidades poderão se unir para incrementar o calendário, como por exemplo a Fundação Fritz Müller, EPAGRI, Secretaria de Educação, etc. Como sugestão, listamos algumas atividades que podem vir a ser desenvolvidas nesse período.

  • Trabalhos e atividades com os alunos do ensino médio;
  • Semana do Meio Ambiente;
  • Eventos no Museu Fritz Müller;
  • Semana de Biologia e História;
  • Jantar solene por adesão com arrecadação de recursos para custeio das despesas de remessa da exposição;
  • Levar a exposição do Fritz Müller para a Alemanha;
  • Criação de portal para reunir todas as publicações, livros, obras e imagens sobre Fritz Müller;
  • Tradução e publicação de artigos inéditos em livro alusivo à data;
  • Ciclo de palestras;
  • Convênios com universidades alemãs para eventos e pesquisas relativas ao Fritz Müller;
  • Concursos e prêmios específicos alusivos à Fritz Müller como selo, peça teatral e vídeos;
  • Levantamento e exposição das espécies identificadas por Fritz Müller;
  • Distribuição da cartilha sobre a história do Fritz Müller para a Rede estadual de ensino;
  • Projeto de revitalização e ampliação do Museu para inauguração em 2022.
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS