domingo, 24 janeiro 2021
- Propaganda -
Início Geral Já são 104 casos confirmados de dengue em SC
- Propaganda -

Já são 104 casos confirmados de dengue em SC

09:38

dengue_sc

Boletim divulgado na manhã desta terça-feira (10) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) informa que estão confirmados 104 casos de dengue em Santa Catarina em 2015. Do total, 77 são autóctones, ou seja, foram transmitidos dentro do próprio Estado. Todos foram infectados em Itajaí, onde 76 são residentes no município e um é morador de Balneário Camboriú, mas que contraiu a doença em Itajaí.

O levantamento também mostra que há o registro de 11 casos importados (contraídos em outros estados/países), registrados em Araranguá (1), Balneário Barra do Sul (1), Florianópolis (1), Guaramirim (1), Itajaí (1), Três Barras (1), São José do Cedro (1), Blumenau (1) e de moradores de outros locais do Brasil diagnosticados em Santa Catarina (3). Há ainda ­­16 casos confirmados da doença pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) que estão em investigação pelos municípios para determinar o local de transmissão em Brusque (1), Florianópolis (1), Itajaí (12) e Joinville (2).

Nos últimos dias, com a intensificação das ações de vigilância e controle da dengue em todo o Estado, verificou-se uma maior sensibilidade da rede de assistência à saúde em detectar casos suspeitos, constatado pelo aumento na notificação de casos. “Esta atividade é fundamental para identificar precocemente a ocorrência de aglomerados de casos, permitindo uma rápida tomada de decisão dos municípios e do estado no combate à transmissão”, afirma o diretor de Vigilância Epidemiológica, Eduardo Macário. Até o momento, todos os casos autóctones, cuja transmissão ocorre dentro do Estado, são de pessoas que se infectaram no município de Itajaí, especificamente nos bairros de São Vicente e Cordeiros, o que significa que o surto está restrito a estas localidades.

Analisando os dados por Semana Epidemiológica (SE), na SE 3 (18 a 24 de janeiro), foram confirmados 30 casos, dos quais 23 foram considerados autóctones, cinco importados de outros estados e dois estão em investigação para determinação do local de infecção. Outros nove casos suspeitos estão aguardando resultado laboratorial, e 46 foram descartados.

Na SE 4 (25 a 31 de janeiro), 46 casos foram confirmados, dos quais 24 foram considerados autóctones, três eram importados e 19 estão em investigação para determinação do local de infecção. Outros 70 exames (37 dos quais de residentes em Itajaí) estão aguardando resultado laboratorial.

Na SE 5 (1º a 7 de fevereiro), 10 casos foram confirmados, estando todos em investigação para determinação do local de infecção, 34 aguardam resultado laboratorial (19 em Itajaí) e 13 foram descartados.

Dengue_10-02-15

No Estado há 1.353 focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. Entre os municípios, os que registram o maior número de focos são Chapecó (352), São Miguel do Oeste (140), Joinville (130), Balneário Camboriú (131), Itajaí (112), Xanxerê (81), Xaxim (74) e Itapema (29).

Fonte: Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde
Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
- Propaganda -  
 
 
 
 

MAIS LIDAS