quinta-feira, 21 outubro 2021
InícioClimaJá choveu 65% do esperado para o mês de outubro em Blumenau

Já choveu 65% do esperado para o mês de outubro em Blumenau

Neste mês de outubro de 2021, a circulação marítima tem atuado de forma constante sobre a região de Blumenau trazendo dias de céu nublado ou encoberto, ausência de períodos prolongados de insolação, chuva freqüente e temperaturas amenas. Em algumas ocasiões, sistemas meteorológicos como cavados (áreas alongadas de baixa pressão) e frentes frias, intensificaram este deslocamento de umidade do oceano, trazendo chuva mais persistente.

A Tabela 1 mostra os acumulados de chuva registrados nas estações do Município nos trezes primeiros dias de outubro de 2021. É possível ver pela tabela que todos os dias do mês, exceto o dia 02, tiveram registro de precipitação em Blumenau, sendo que no dia 11 e 12 a chuva ocorreu de forma persistente, com registro de pontuais elevados como registrado no Jordão e na Nova Rússia. Apenas nestes 13 dias, o acumulado médio de chuva observado em Blumenau já chega a 88,4mm, correspondo a 65% do esperado para o mês, cuja normal climatológica é de 136mm.

No dia 12 de outubro, houve registro de chuva persistente de intensidade fraca a moderada isolada, sobretudo no extremo sul do Município. Nos médios níveis da atmosfera, a atuação de um cavado (área alongada de baixa pressão) acelerou o transporte de umidade do mar em superfície e nos baixos níveis da atmosfera. Dessa forma, logo no início da madrugada áreas de instabilidade com alto teor de gotículas de chuva começaram a ingressar sobre a região, causando chuva persistente ao longo do dia. Devido a orientação dos ventos observada, essas áreas de chuva se concentraram principalmente entre o Parque Nacional da Serra do Itajaí e a região do bairro Progresso, em Blumenau, causando volumes de chuva expressivos. A estação Nova Rússia registrou 64,8mm e 61 mm na estação Jordão, o que favo receu rápida elevação do nível de água do Ribeirão Garcia. A Figura 1 mostra áreas de chuva em diferentes momentos do dia sobre o Município, sobretudo na região sul.

Figura1: Refletividade do radar meteorológico do Morro da Igreja às a) 00h05min, b) 02h15min, c) 09h55min e d) 14h30min (hora local) | Fonte: Redemet.

Para os próximos dias a previsão é que o tempo continue instável com chuva frequente em Blumenau. Nesta quarta-feira (13), a chuva ocorre de forma fraca, isolada e ocasional devido ao deslocamento de umidade do oceano.

Já na madrugada de quinta-feira (14/10) e no decorrer da sexta-feira (15), a atuação de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) favorece condição para pancadas isoladas de chuva com trovoadas. Não se descarta o risco para temporais isolados, com descargas elétricas, rajadas momentâneas de vento forte e chuva intensa em curto período de tempo, em especial na sexta-feira.

As informações foram divulgadas por Allef Matos e Tatiane Martins,
meteorologistas da Defesa Civil de Blumenau.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS