Investigação sobre Lula vai ao STF e não ficará mais com o Juiz Federal Sérgio Moro

Foto: Nelson Jr./SCO/STF | Fotos Públicas
Foto: Nelson Jr./SCO/STF | Fotos Públicas
Foto: Nelson Jr./SCO/STF | Fotos Públicas

 

Na noite desta terça-feira (22), o ministro Teori Zavascki do STF, determinou que as investigações das ligações na Operação Lava Jato que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fiquem a cargo do Supremo Tribunal Federal. Com essa decisão, o Juiz Federal Sérgio Moro, não poderá mais investigar especificamente as ligações telefônicas de Lula.

A Advocacia Geral da União conseguiu sua primeira vitória, já que Teori Zavascki, se baseou no argumento  de irregularidade na divulgação de conversas telefônicas entre Lula e a presidente Dilma Rousseff. O mesmo despacho também determina a volta do sigilo nas interceptações.

O juiz federal Sérgio Moro terá agora 10 dias para enviar os dados da investigação e prestar os esclarecimentos à Suprema Corte, para justificar a retirada do segredo de Justiça nas investigações, por conta do envolvimento de autoridades com foro privilegiado, como ministros e parlamentares.

O despacho no entanto não derruba a decisão do ministro Gilmar Mendes, que na última sexta (18) suspendeu a nomeação de Lula do cargo de ministro da Casa Civil.