segunda-feira, 20 setembro 2021
InícioClimaInverno com chuva e temperatura acima da média em SC

Inverno com chuva e temperatura acima da média em SC

chuva-e-guarda-chuvaO inverno, que começa no Hemisfério Sul no dia 21 de junho às 13h38min, deve ser marcado por chuva acima da média e frequente em Santa Catarina. O El Niño está em curso e estudos científicos apontam para aumento da chuva no Sul do Brasil, em anos sob a influência do fenômeno. No entanto, é importante lembrar que o El Niño norteia a previsão, mas o acompanhamento diário é que é determinante para prever os eventos extremos.

Em relação à temperatura a previsão é de um inverno mais ameno, com temperatura acima da média climatológica. Isso não significa que não chegarão ondas de frio ao Estado, mas neste ano devem ser mais escassas e pouco duradouras, intercalando com períodos mais aquecidos.

Na incursão de massas de ar de origem polar, típicas da estação, são esperadas temperaturas próximas de zero grau, e também negativas, nas áreas altas do Estado, resultando na formação de geada ampla. Há chance de cair neve especialmente em julho e agosto, com maior probabilidade nas áreas altas do Planalto Sul. Outra característica do inverno são os nevoeiros nas primeiras horas da manhã.

Também é a época de formação e deslocamento dos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil, que trazem perigo para a navegação e a pesca em embarcações de pequeno e médio porte, devido aos ventos fortes e ao mar agitado, muitas vezes resultando em ressaca.

As informações foram divulgadas pela meteorologista Gilsânia Cruz, do Epagri/Ciram.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS