Internado há 57 dias na UTI Covid, paciente toma banho de sol durante vídeo chamada com familiares

O passeio foi breve, mas a sensação de ver a luz do dia, o céu azul e de ter o vento tocando em seu rosto, foi um momento muito feliz.

O Serviço de Fisioterapia do Hospital Santo Antônio (HSA), proporcionou nesta terça-feira (2/03/21), um banho de sol para o Sr. Osni, paciente internado há 57 dias com Covid-19. O homem de 69 anos, internado desde o dia 5 de janeiro, saiu do seu leito para tomar um banho de sol na área externa da UTI.

É nessa pequena sacada que os pacientes em condições clinicas para sair do leito lembram um pouco de como é o mundo fora das quatro paredes de seu quarto. Para os profissionais de saúde, a reação do paciente é recompensadora, “um pequeno gesto como esse, transforma a recuperação do paciente, principalmente pela quantidade de dias que eles ficam internados conosco. Nossa UTI já possui uma estrutura diferenciada, com iluminação natural devido as janelas grandes, sendo perceptível a passagem do dia, mas sair desse ambiente para o “mundo externo” auxilia no processo de recuperação funcional do paciente”, relata a fisioterapeuta Talita Costa Luz.

O passeio foi breve, mas a sensação de ver a luz do dia, o céu azul e de ter o vento tocando em seu rosto foi um momento muito feliz para Osni. Durante o passeio, a Psicóloga Hospitalar Maiza Mendes, ligou por meio de vídeo chamada para sua esposa e netos, que vibraram ao ver ele na paisagem que ele se encontrava.

“Eles são de outra cidade, e durante a chamada fui explicando que ali era o Rio Itajaí, que fica atrás do nosso hospital, seus netos brincaram, mandaram beijos, foi uma verdadeira festa. Depois de tantos dias de internação, essa ação de humanização proporcionou um bem-estar físico e mental indescritível para o paciente”, finaliza Maiza Mendes, psicóloga hospitalar.

Com informações e fotos de Larissa Machado [HSA]