terça-feira, 26 outubro 2021
InícioSaúdeCoronavírusInternado há 57 dias na UTI Covid, paciente toma banho de sol...

Internado há 57 dias na UTI Covid, paciente toma banho de sol durante vídeo chamada com familiares

O passeio foi breve, mas a sensação de ver a luz do dia, o céu azul e de ter o vento tocando em seu rosto, foi um momento muito feliz.

O Serviço de Fisioterapia do Hospital Santo Antônio (HSA), proporcionou nesta terça-feira (2/03/21), um banho de sol para o Sr. Osni, paciente internado há 57 dias com Covid-19. O homem de 69 anos, internado desde o dia 5 de janeiro, saiu do seu leito para tomar um banho de sol na área externa da UTI.

É nessa pequena sacada que os pacientes em condições clinicas para sair do leito lembram um pouco de como é o mundo fora das quatro paredes de seu quarto. Para os profissionais de saúde, a reação do paciente é recompensadora, “um pequeno gesto como esse, transforma a recuperação do paciente, principalmente pela quantidade de dias que eles ficam internados conosco. Nossa UTI já possui uma estrutura diferenciada, com iluminação natural devido as janelas grandes, sendo perceptível a passagem do dia, mas sair desse ambiente para o “mundo externo” auxilia no processo de recuperação funcional do paciente”, relata a fisioterapeuta Talita Costa Luz.

O passeio foi breve, mas a sensação de ver a luz do dia, o céu azul e de ter o vento tocando em seu rosto foi um momento muito feliz para Osni. Durante o passeio, a Psicóloga Hospitalar Maiza Mendes, ligou por meio de vídeo chamada para sua esposa e netos, que vibraram ao ver ele na paisagem que ele se encontrava.

“Eles são de outra cidade, e durante a chamada fui explicando que ali era o Rio Itajaí, que fica atrás do nosso hospital, seus netos brincaram, mandaram beijos, foi uma verdadeira festa. Depois de tantos dias de internação, essa ação de humanização proporcionou um bem-estar físico e mental indescritível para o paciente”, finaliza Maiza Mendes, psicóloga hospitalar.

Com informações e fotos de Larissa Machado [HSA]

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS