sábado, 27 novembro 2021
InícioGeralIntendências iniciam emissão de guia de trânsito animal

Intendências iniciam emissão de guia de trânsito animal

Guia trânsito animal
Na manhã desta terça-feira, dia 14 de janeiro, foi emitida a primeira Guia de Trânsito Animal (GTA) do ano na Intendência do Garcia. Dorvalino Peters foi até o local buscar o documento para poder efetuar o transporte de pássaros para a propriedade de outro produtor. Ele, que é morador do Distrito do Garcia, agora não precisa mais se deslocar até a região norte da cidade para conseguir a Guia.

A emissão do documento, que permite o transporte de animais em vias públicas, é uma novidade para agricultores e produtores rurais, e também está disponível na Intendência da Vila Itoupava. Nos dois locais a emissão da GTA é realizada das 8h às 11h e das 13h às 16h. A novidade é fruto de um convênio firmado em 2013 entre a Prefeitura de Blumenau e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

A parceria vem ao encontro da proposta da Administração Municipal de levar os serviços para os bairros, onde as pessoas estão, facilitando o trabalho de quem depende da Guia para desenvolver seu trabalho. Além de agilizar o serviço dos agricultores, a emissão da GTA nas Intendências contribui para garantir a segurança alimentar da população.

Isso porque conforme explica o diretor de Desenvolvimento Rural, “a Guia de Trânsito Animal é fundamental no sentido de controlar a sanidade dos animais movimentados em todo o território nacional. Ela contém todas as informações sobre a procedência dos animais e isso garante produtos seguros para o consumo das pessoas”. A GTA é necessária para o transporte de todos os animais, exceto cães e gatos.

Além da emissão do documento sanitário, a convênio prevê ainda a distribuição de brincos de identificação de bovinos e bubalinos. A parceria celebra também o serviço de inspeção dos produtos de origem animal. “Essas ações visam garantir a segurança e o bem-estar de toda a população”, conclui Selvino.

via PMB | Texto: Talita Catie

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS