Inteligência competitiva auxilia pequenos empresários a qualificar negócios

 

Por Fabiana Henrique

A cada mês, a modelista Sabrina Helena Planca, de Gaspar (SC), aguarda a divulgação pelo Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae SC do boletim da área de Vestuário. Ao receber por e-mail o documento sobre uma tendência na moda ou nova técnica, ela busca uma forma de levar para o dia-a-dia o conhecimento adquirido para o desenvolvimento de novos produtos. Em Balneário Camboriú, o consultor Thiago Casagrande, que presta atendimento para varejistas e atacadistas, tinha o desafio de encontrar informações confiáveis que o ajudassem a antecipar tendências setoriais e assim potencializar nichos de mercado para seus clientes.

Assim como Sabrina e Thiago, outros 16,6 mil micro e pequenos empreendedores do país descobriram e utilizam regularmente os conteúdos de Inteligência Competitiva produzidos e disponibilizados gratuitamente pelo Sebrae SC para qualificar as PMEs do país. Ao todo, os boletins e relatórios produzidos para oito setores – Apicultura, Móveis e Decoração, Calçados Femininos, Sustentabilidade, Vestuário, Leite e Derivados, Comércio Varejista e Turismo – geraram mais de 150 mil acessos em 2016. As cidades que lideram estas estatísticas são Florianópolis (14%) e São Paulo (11,1%), seguidas por Belo Horizonte (3,6%), Joinville (3,5%), Rio de Janeiro (3,45%) e Curitiba (3,3%).

O setor de Vestuário lidera o volume de acessos (38.115), seguido por Apicultura (27.232) e Sustentabilidade (23.631). Para a modelista Sabrina, que também é professora universitária, estes conteúdos ajudaram tanto a desenvolver novos produtos na confecção quanto para levar novas técnicas e tendências aos alunos. Com base em relatório do SIS/Sebrae, ela desenvolveu com a turma trabalhos com uma técnica de moulage – uma modelagem tridimensional – com linhas. “Como professora, adorei o trabalho. Os alunos criaram looks a partir do uso de linhas e fizemos uma exposição na universidade”, lembra Sabrina.

Em 2016, o boletim de Vestuário mais acessado teve como tema “Geração na moda: os perfis de consumo e o impacto no setor”. Outros assuntos que tiveram destaque ao longo do ano foram os relatórios que abordaram linhas de crédito específicas para o setor turístico, as novas tecnologias que são utilizadas pelo pequeno varejo e as tendências no setor calçadista para a primavera/verão 2017, por exemplo. “Os relatórios e boletins são fundamentais como fonte de informação. A partir deles, oriento meus clientes a potencializar nichos de mercado mal explorados, aprendem melhores práticas de gestão e assim reduzem o tempo e geram mais assertividade em suas ações”, afirma o consultor Thiago Casagrande.

SIS Sebrae/SC em números:

  • Acesso total ao portal em 2016: 41.610
  • Total de usuários: 16.671
  • Acesso aos relatórios de inteligência em 2016: 77.401
  • Acesso aos boletins de tendência em 2016: 72.706
  • Acesso às notícias: 77.401

Acesso por setor dos relatórios e boletins em 2016:

  • Vestuário: 38.115
  • Apicultura: 27.232
  • Sustentabilidade: 23.631
  • Móveis de Decoração: 19.155
  • Leite e derivados: 18.462
  • Calçados femininos: 17.273
  • Comércio Varejista: 3.906
  • Turismo: 2.333

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