terça-feira, 21 setembro 2021
InícioEconomiaInstituições de microcrédito buscam legislação que aprove maior oferta de serviços

Instituições de microcrédito buscam legislação que aprove maior oferta de serviços

As deficiências do marco regulatório do setor de microfinanças e a busca por soluções é o principal tema da Assembleia Geral das instituições catarinenses de microcrédito, que acontece na próxima quarta-feira, dia 04, em Lages. Ao todo 17 entidades do estado vão participar, entre elas o BluSol, Instituição Comunitária de Crédito Blumenau-Solidariedade.

A autorregulação que está sendo debatida em âmbito nacional deve permitir que as instituições possam oferecer não apenas microcrédito, mas também produtos como conta corrente, poupança, previdência privada, cartão de crédito, seguros, entre outros. “Queremos ampliar a nossa oferta de serviços, mas sem esquecer da nossa missão principal, que são as microfinanças”, afirma o diretor executivo do BluSol, Amadeu Trentini. Segundo Trentini, um projeto de lei referente a este tema está sendo elaborado pelo deputado federal Vicentinho (PT) e deve começar a tramitar na Câmara Federal em breve. Recentemente representantes do BluSol e da Abecred, a Associação Nacional de Microcrédito, estiveram reunidos com o deputado e expuseram as necessidades do setor.

Atualmente, as instituições podem oferecer apenas microcrédito ao micro e pequeno empreendedor. A ideia da proposta é oportunizar às pessoas de baixa renda os mesmos benefícios de cidadãos com maior poder aquisitivo. “Isso faz parte do processo de inclusão financeira. Não é possível aceitar que no Brasil tantas pessoas ainda não possam usufruir de, por exemplo, uma simples conta corrente.”, explica Trentini, que acredita que todos merecem uma oportunidade financeira.

Durante a assembleia ainda serão discutidas informações sobre o VI Fórum de Inclusão Financeira, que acontece no próximo ano em Florianópolis. O planejamento estratégico e o orçamento das instituições para 2014 também estarão na pauta.

Presse Comunicação Empresarial

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS