quarta-feira, 12 maio 2021
Início Eventos Inscrições abertas para curso gratuito de tecelagem manual

Inscrições abertas para curso gratuito de tecelagem manual

Imagem ilustrativa

 

Por Sérgio Antonello

Estão abertas as inscrições para três turmas do curso de tecelagem manual com Terezinha Manczak. As oficinas são gratuitas, abertas à comunidade e fazem parte do projeto “A Arte de Tecer”, patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, referente ao Edital Número 005/2017 do Prêmio Herbert Holetz. São 10 vagas para cada turma. Os interessados devem enviar nome completo e telefone para o e-mail terezinhamanczak@gmail.com até o dia 30 de março.

Serão três turmas. A primeira tem 10 vagas, será realizado nas terças e quintas-feiras, entre os dias 5 de março e 11 de abril, das 14 às 17h, no espaço de atividades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Região III, no bairro Fortaleza. As inscrições obedecerão aos critérios de seleção da equipe do Cras.

As aulas da 2ª e 3ª turmas ocorrem na Associação de Moradores da Rua Francisco Vahldieck, também no Bairro Fortaleza. A 2ª turma terá aulas de 16 de abril a 25 de maio. Já a 3ª e última turma, de 28 de maio a 4 de julho, sempre às terças e quintas, das 14 às 17h.

“Existe um número expressivo de pessoas que desejam se envolver em atividades manuais e coletivas, porém os espaços que proporcionam essas atividades são insuficientes para atender a demanda da comunidade”, explica a professora, artesã e responsável pelo projeto, Terezinha Manczak. “O projeto vem ao encontro dessa necessidade e quer proporcionar também a possibilidade de transformar uma atividade recreativa e temporária em um ofício. Além de promover o aprendizado compartilhado, a difusão da prática milenar da tecelagem e a preservação tradicional do tear na cidade de Blumenau, conhecida como berço têxtil do Vale do Itajaí”, afirma.

Segundo Terezinha, a ideia do projeto surgiu de um convite que recebeu do Cras Região III em uma demonstração das técnicas da tecelagem manual para os usuários da instituição. “Dado o interesse dos alunos em ter um tear manual à disposição de cada um, por um período maior, para concluírem cada qual as suas peças, tivemos a ideia do projeto e fomos contemplados”, complementa.

O curso terá 36 horas de duração, e durante as aulas cada aluno será atendido individualmente, para que seja respeitado o ritmo próprio de cada um, o gosto pessoal e as aptidões particulares. Os fios para a produção das peças de amostra foram doados pela ministrante do curso, que também cedeu cinco dos teares de seu ateliê para serem usados durante as aulas. Outros cinco teares de 40 centímetros foram adquiridos com recursos do prêmio. Todo o material produzido será apresentado, junto às aulas demonstrativas de tecelagem manual, em três edições da Feirinha da Servidão, que agora acontece na praça da Prefeitura de Blumenau.

 

Formação especializada

Artesã e escritora Terezinha Manczak nasceu em Santa Cecília (SC) no dia 17 de dezembro de 1952. Ministrou oficinas e cursos de tecelagem na Fundação Cultural de Blumenau, usando o tear manual como instrumento de trabalho, durante dez anos.

De 2001 a 2004, foi coordenadora do Projeto Arte Sem Barreiras, pela prefeitura. Em 2005, foi instrutora de tecelagem do Projeto Arte nos Bairros, um programa de ensino criado para formar tecelões e multiplicadores. De 2006 a 2009, ministrou cursos de tecelagem manual no Casarão das Oficinas, em uma parceria com a Fundação Cultural de Blumenau, inclusive para acadêmicos do curso de Moda do município e região. No intuito de aprimorar a sua formação, fez os cursos de Tecelagem em alto-liço com a professora e artista Elke Hülse.

 

Cursos gratuitos de Tecelagem Manual, com Terezinha Manczak

Primeira turma
De 5 de março a 11 de abril, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no Espaço de atividades coletivas do Cras Região III (Rua Alberto Felício Adriano, 150, Bairro Fortaleza)
Vagas: 10. As inscrições obedecerão aos critérios de seleção da equipe do Cras Região III

Segunda turma
De 16 de abril a 25 de maio, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, na Associação de Moradores da Rua Francisco Vahldieck (Rua Soldado Mário Luiz Bertolini, 142, Bairro Fortaleza)
Vagas: 10, com inscrições abertas à comunidade

Terceira turma
28 de maio a 4 de julho, às terças e quintas-feiras, das 14 às 17h, na Associação de Moradores da Francisco Vahldieck (Rua Soldado Mário Luiz Bertolini, 142, Bairro Fortaleza)
Vagas: 10 vagas, com inscrições abertas à comunidade.

Inscrições: de 30 de janeiro a 30 de março. Enviar nome completo e telefone para o e-mail terezinhamanczak@gmail.com

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS