sábado, 22 janeiro 2022
InícioClimaInício de semana com temperatura alta e pancadas de chuvas em SC

Início de semana com temperatura alta e pancadas de chuvas em SC

Foto: Michele Lamin

 

A temperatura neste momento (14h55min) em Blumenau é de 33,6°C; mas a sensação térmica é muito maior: 37,5°C. A máxima prevista para este domingo era de 37°C, enquanto a mínima foi às 7h, quando estava com 23°C. A umidade relativa do ar está em 50,1% e o rio Itajaí Açú mede apenas 10 cm.

Sol, calor e sensação de ar abafado que favorecem elevação acentuada da temperatura, o aquecimento diurno associado a alta umidade do ar forma áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas. Há rico de temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento e queda de granizo de forma isolada. Ventos fracos a moderados de oeste a sudeste.

Santa Catarina – No oeste, pancadas de chuva a qualquer momento e, nas demais regiões, a partir da tarde, estendendo-se no início da noite. Atenção para a condição de chuva forte localizada, descargas elétricas e condição de queda de granizo, especialmente do Oeste ao Planalto. No Oeste, condição de chuva mais intensa. No Litoral, a chuva ocorre de forma mais isolada nesses dias. A temperatura está elevada em todas as regiões, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí (acima de 30ºC à tarde), com sensação de abafamento. Vento noroeste/norte, fraco, com rajadas mais intensas nos momentos das pancadas de chuva. Uma massa de ar úmido e quente atuando no Estado. Formação de Sistemas Convectivos de Mesoescala no Paraguai, influenciando a região Oeste.

 

Segunda-feira (15)

Blumenau – Predomínio de sol entre a manhã e tarde e a condição pré-frontal, ventos de noroeste que transportam ar seco e quente do interior do continente contribuindo para rápida elevação da temperatura. Uma frente fria no mar associada a um cavado no continente provocam pancadas de chuva no fim do dia, o calor potencializa as áreas de instabilidade aumentando o risco temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento e não se descarta a queda de granizo de forma isolada. Temperatura mínima entre 21 e 23ºC e máxima entre 35 e 37ºC. Ventos fracos a moderados de noroeste passando a sudoeste.

Santa Catarina – A semana começa com pancadas de chuva no Oeste do Estado a qualquer momento e, nas demais regiões, a partir da tarde até o no início da noite. Atenção para a condição de chuva forte localizada, descargas elétricas e condição de queda de granizo, especialmente do Oeste ao Planalto. No Oeste, condição de chuva mais intensa. No Litoral, a chuva ocorre de forma mais isolada nesses dias. A temperatura fica alta em todas as regiões, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí (acima de 30ºC à tarde), com sensação de abafamento. Vento noroeste/norte, fraco, com rajadas mais intensas nos momentos das pancadas de chuva. Uma massa de ar úmido e quente atuando no Estado. Formação de Sistemas Convectivos de Mesoescala no Paraguai, influenciando a região Oeste.

 

Terça-feira (16)

Blumenau – O cavado segue influenciando o tempo em Blumenau, mantendo a cobertura de nuvens bem como a condição para chuva de forma ocasional, se intensificando a partir da tarde devido ao aquecimento. A temperatura mínima varia entre 20 e 22ºC e máxima entre 29 e 31ºC. Ventos fracos a moderados de sudoeste a sudeste.

Santa Catarina – O dia começa com sol em grande parte do Estado, e aumento da nebulosidade e pancadas de chuva entre o fim da manhã e início da noite. No Planalto Norte e Litoral Norte, tempo mais fechado e condição de chuva a qualquer momento do dia e de maior intensidade, devido a perturbações em médios níveis da atmosfera, na altura do PR. Temperatura elevada, especialmente do oeste ao sul e mais amena no litoral e norte. Vento nordeste no interior e de sudeste a sul no litoral, fraco a moderado.

 

Quarta e quinta-feira (17 e 18)

Blumenau – Tanto na quarta como na quinta-feira perturbações em níveis baixos da atmosfera formam áreas de instabilidade que potencializadas pelo calor, provocam pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas. As temperaturas mínimas oscilam entre 21 e 23ºC e máximas entre 28 e 30ºC na quarta e entre 30 e 32ºC na quinta-feira.

Santa Catarina –  Pancadas de chuva em todas as regiões, a partir da tarde de quarta, estendendo-se durante a quinta-feira. Atenção para a condição de chuva mais intensa e melhor distribuída nesses dias, especialmente na quinta. Temperatura elevada com sensação de abafamento, vento nordeste/noroeste, fraco a moderado.

 

Tendência para SC, entre 19 a 28 de janeiro de 2018

Permanece a condição de pancadas de chuva no Estado, durante a tarde e início da noite, devido ao calor e alta umidade, condições típicas de verão. No início do período, essas chuvas devem ocorrer principalmente no interior do Estado, e de forma mais localizada e de curta duração. Chuva melhor distribuída no Estado, e com volumes mais elevados, são esperados para o final do período.

Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS