Informações sobre o futuro do clima impressionam profissionais da imprensa

Geólogo e professor da Furb, Juarês Aumond
Fabrício Wolf | Presidente da Assimvi

 

Fotos: Claus Jensen

Grupo de profissionais da imprensa que participou do Pauta Café desta quarta-feira (8/11/17), realizado pela Associação de Imprensa do Médio Vale do Itajaí (Assimvi), ficou impressionado com as informações obtidas na exposição do geólogo e professor da Furb Juarês Aumond. Ele falou sobre as mudanças climáticas e o que isto deve impactar na sociedade nos próximos anos. Em seguida, o secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, e a meteorologista Francine Sacco disseram das dificuldades e métodos da Defesa Civil de Blumenau e do Sistema Alertablu.

 

Geólogo e professor da Furb, Juarês Aumond

 

Aumond, que acabou de retornar de expedição de pesquisa à Groenlândia, mostrou a atividade das geleiras da região do Pólo Norte, versou sobre o efeito estufa e fez projeção de todo este ecossistema sobre as comunidades. São muitas informações, muitos números, mas impressiona a afirmação de que daqui a 70 anos parte das cidades de nosso litoral, como Itajaí e Navegantes, estarão debaixo da água. Outra informação que chamou a atenção foi a de que os prejuízos com intempéries ultrapassa U$ 7 trillhões no planeta.

 

 

O geólogo, mestre em Geografia e doutor em Desenvolvimento Regional, fez os jornalistas compreenderem por que o planeta enfrenta cada vez mais e mais fortes furacões, ressacas marítimas, secas e inundações, entre outras catástrofes climáticas. Este tipo de movimento climático afeta diretamente a sociedade, inclusive no Médio Vale do Itajaí. Mais trabalho para as equipes de Defesa Civil. Quadros disse dos prejuízos financeiros em Blumenau a cada chuva torrencial e da dificuldade de evitar a ocupação desordenada, bem como de retirar pessoas de residências em risco para evitar mal maior.

 

 

Informação é a chave

A meteorologista Francine falou sobre o Sistema Alerta Blu e ressaltou que Blumenau é a única cidade catarinense que efetivamente investe em prevenção. Disse que esses investimentos não podem parar, especialmente pela fragilidade de suas encostas e pela necessidade de avançar no sistema de informações para alertar a comunidade o mais rápido possível. Deixou claro, ainda, que alertar sobre enchentes é um campo dominado, mas para chuvas fortes, de grande intensidade e rápidas, é um desafio. “Elas se formam e se dissipam em 45 minutos, uma hora”, ressaltou. A dica para a população ter acesso mais rápido à informação é baixar o aplicativo do Alerta Blu, ou mesmo acessar o site alertablu.cob.sc.gov.br.

 

Meteorologista do AlertaBlu, Francine Gomes Sacco

 

Todos concordam que a imprensa tem papel de relevância no processo de informação e de conscientização da sociedade para os novos tempos que vivemos em relação às mudanças climáticas. “É preciso tratar o tema com a profundidade que ele merece”, destaca o professor Juarês Aumond, lembrando que é de suma importância que as pessoas entendam o processo de transformação que o planeta vive.

 

Secretário da Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros

 

 

Os integrantes da Defesa Civil agradeceram a parceria da imprensa e lembraram que é preciso ressaltar a prevenção sempre, como forma de evitar prejuízos maiores quando de ocorrências climáticas. Os colegas de imprensa que participaram do Pauta Café fizeram perguntas e saíram impressionados com a realidade exposta e com a informações obtidas no evento.

Fonte: ASSIMVI