quinta-feira, 9 dezembro 2021
InícioClimaInfelizmente a previsão é de mais temporais para os próximos dias em...

Infelizmente a previsão é de mais temporais para os próximos dias em Blumenau e SC

Chegada do temporal na quarta-feira (16/01/19), no bairro Água Verde | Foto: Alexandre Correia

 

Nesta sexta-feira (18/01/19), Blumenau ainda contabiliza o prejuízo do forte temporal de ontem, que chegou a 91 ocorrências atendidas pela Defesa Civil. Infelizmente nos próximos dias continua a condição favorável para temporais, como é típico do verão.

A circulação marítima (deslocamento de umidade do mar em direção ao continente) mantém a presença e variação de nebulosidade ao longo do dia. No decorrer da tarde, o aquecimento e perturbações em diversos níveis da atmosfera, favorecem a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas. Por isso não se descarta a ocorrência de temporais isolados, com rajadas fortes e momentâneas de vento, além das descargas elétricas.

A temperatura máxima prevista será um pouco menor em relação aos dias anteriores, ficando em torno dos 32°C. Neste momento (9h38min), faz 24,2°C e a mínima foi registrada às 4h pelo AlertaBlu, quando fez 22,9°C. O rio Itajaí-Açu está com 2,35 m e a umidade relativa do ar em 98,2%. Ventos fracos de noroeste passando a nordeste/leste, com rajadas mais intensas associadas aos temporais.

Santa Catarina – Variação de nuvens em SC. No decorrer da tarde e noite, pancadas de chuva com trovoada em todas as regiões, melhor distribuída, principalmente do oeste ao sul do Estado. Temperatura diminui no fim do dia, vento sudeste a leste no litoral, e de nordeste a noroeste no interior, fraco a moderado com rajadas mais intensas. Sistema de baixa pressão em deslocamento do Paraguai, em direção ao sul do Brasil, favorecendo chuva melhor distribuída no Estado.

 

Sábado (19)

Blumenau – O sol volta a predominar. Entre o final da manhã e a tarde deslocamento de um sistema de baixa pressão entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina causa aumento de nuvens, e retornam as condições para pancadas de chuva com trovoadas. Por causa do calor as áreas de instabilidade associadas à baixa pressão são potencializadas, aumentando o risco para temporal de forma isolada com chuva volumosa. A temperatura mínima varia entre 22 e 24°C e máximas entre 33 e 35°C. Ventos fracos de oeste/noroeste, virando para sudeste no final do dia, com rajadas mais intensas.

Santa Catarina – Muitas nuvens com chuva na madrugada, na maior parte do Estado, pela atuação de uma baixa pressão. Aberturas de sol pela manhã. No decorrer da tarde e noite, pancadas de chuva com trovoada, principalmente do oeste ao norte. Diminui o forte calor em relação aos dias anteriores, principalmente no sul. Vento nordeste virando para sudeste, com rajadas fortes no sul e litoral.

 

Domingo (20)

Blumenau – Novamente, o transporte de umidade do mar em direção ao continente deixa o tempo instável, favorecendo também a condição para chuva de forma ocasional. A temperatura mínima oscila entre 21 e 23°C e máxima entre 27 e 29°C.

Santa Catarina – No litoral, mais nuvens com chuva isolada a qualquer momento, devido à baixa pressão no mar. No interior, sol com algumas nuvens e pancadas de chuva isolada entre a tarde e noite. A chuva deve ser bem mais isolada em relação aos dias anteriores. Temperaturas menores em relação ao forte calor, vento sudeste a sul com rajadas fortes no litoral, e de sudeste a nordeste no interior.

 

Segunda-feira (21)

Blumenau – A semana começa com comportamento típico de verão, com presença de sol, elevação da temperatura e condições para pancadas isoladas de chuva com algumas trovoadas. No amanhecer a temperatura mínima varia entre 23 e 25°C e nas tardes entre 34 e 36°C.

Santa Catarina – Sol com algumas nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite, bem mais isolada em relação à semana anterior. Temperatura em elevação, vento nordeste, fraco a moderado.

 

Tendência para SC, entre 22 a 31 de janeiro de 2019

Maior parte do período com pancadas de chuva e trovoada isolada, entre a tarde e noite, típicas de verão, com alguns dias de temporais localizados.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS