quarta-feira, 20 outubro 2021
InícioGeralIndígenas impedem o acesso da Defesa Civil de SC na barragem de...

Indígenas impedem o acesso da Defesa Civil de SC na barragem de José Boiteux

Foto (arquivo): Bruno P. M.

 

Técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina tentaram visitar a barragem de José Boiteux, para avaliar os danos causados pelos indígenas. Mas acabaram impedidos de acessar o local pelos índios, sendo necessária a intervenção da Funai (Fundação Nacional do Índio) para tentar chegar a um consenso.

A barragem é a maior do Vale do Itajaí, mas está tomada pelos indígenas que reivindicam o local como terras tomadas e que seriam de sua propriedade. Apesar de menores, mas felizmente contamos com duas outras barragens (Ituporanga e Taió) que conseguem ajudar nesses períodos de chuvas intensas.

A região que compreende o município de José Boiteux era habitada por índios xokleng, kaingang e guarani. Ela começou a ser colonizada por descendentes de europeus em 1920, em especial os alemães, que vieram de Rio do Sul. De vez em quando, ocorrem novos conflitos por disputas de terras entre colonos e indígenas, que acabaram sendo mandados para reservas afastadas.

Talvez seja hora de avaliar uma possível intervenção policial, afinal a estrutura está lá. Se foi invadido, talvez tenha sido um erro. Mas existe todo um Vale do Itajaí que depende do bom funcionamento dessa barragem para segurança dos moradores, sem contar tudo que já foi investido na sua construção.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS