terça-feira, 21 setembro 2021
InícioEventosPáscoaImetro-SC intensifica a fiscalização de pescados e ovos de Páscoa

Imetro-SC intensifica a fiscalização de pescados e ovos de Páscoa

Para orientar os consumidores, o órgão sugere algumas dicas básicas importantes na escolha dos produtos.

A Sexta-Feira Santa tem como tradição no calendário Cristão o consumo de pescados. Por isso essa semana o Imetro de Santa Catarina intensificou a fiscalização do produto, assim também como dos chocolates, os mais populares neste período.

Na análise de pescados, as equipes do Instituto de Metrologia de Santa Catarina coletaram 130 amostras. Foram analisadas 10 marcas, 3 tiveram exames reprovados, com peso abaixo da quantidade indicada. Enquanto nos chocolates, bombons e outros doces, foram analisadas 520 amostras, de aproximadamente 20 marcas, sem índice de reprovação.

Para orientar os consumidores, o órgão sugere algumas dicas.

Quantidade deve estar clara: produtos pré-embalados como ovos de Páscoa, bombons, chocolates e colombas devem indicar em seu rótulo ou embalagem, o valor numérico correspondente à quantidade do produto (peso líquido), desconsiderando o peso da embalagem. Esta indicação deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem (tara) e de eventuais brindes.

De olho no peso do peixe congelado: ao adquirir pescado congelado pré-embalado, considere também que o peso líquido indicado deve corresponder ao peso do produto sem a fina camada externa de gelo que pode ser aplicada para a proteção (camada de glaciamento). Essa fina camada de gelo é permitida, devendo ser corretamente descontada na indicação do peso líquido.

Não se guie pelo tamanho: a numeração dos ovos de chocolate serve apenas como referência para o fabricante. Um produto com número maior não necessariamente pesa mais. Cada marca adota uma escala de tamanho diferente. Considere o peso líquido indicado na embalagem, pois essa informação é obrigatória.

Ovos de Páscoa com brinquedos: você irá presentear alguma criança com ovo de Páscoa que venha com brinquedo? Fique atento, na embalagem deve estar estampada a seguinte frase: “ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”. O brinde deve, ainda, apresentar o selo do Inmetro.

Irregularidades? Fale com a Ouvidoria: caso desconfie de irregularidades quanto a produtos pré-embalados (falta de indicação clara do peso líquido no rótulo/embalagem ou problemas na quantidade indicada) ou quanto à segurança dos brinquedos que vêm como brindes nos ovos de chocolate, entre em contato com o Imetro-SC no e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br, ou pelo telefone 0800 643-5200.

Fonte: Governo de SC

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS