Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Idosos recebem capacitação dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio (SC)

 

 

 

Fotos: Bruna Zermiani

No sábado (7/12/19), um grupo de 48 pessoas fizeram parte da primeira turma do Curso dos Bombeiros Voluntários da Melhor Idade, em Presidente Getúlio (SC). O projeto foi inspirado no que já foi desenvolvido pela corporação em Indaial, idealizado por Malvina Juliane Ribeiro, Assistente Social e Gerontóloga, além de alguns membros dos bombeiros daquela cidade.

Durante três meses, os moradores de Presidente Getúlio receberam instruções de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, prevenção e combate a incêndios, meio ambiente, animais peçonhentos, etc. As aulas foram ministradas em três comunidades distantes: Serra dos Índios, Papanduva e São José.

 

 

A solenidade aconteceu no salão da comunidade de Serra dos Índios e contou com a presença de autoridades locais, da idealizadora do projeto, dos bombeiros voluntários e aspirantes, além de diversos convidados. Os formandos receberam certificados foram e depois o tradicional banho de mangueira do caminhão de combate a incêndios. Quem segurou a mangueira foi o prefeito da cidade, Nelson Virtuoso.

 

 

Segundo o bombeiro voluntário da cidade, Alex de Lima, “A emoção e os sorrisos tomaram conta durante o batismo, a vibração e a energia transmitida pelos idosos foi contagiante, mostrando que não existe idade para aprender mais.”

O projeto tem tem apoio da administração municipal e das secretarias de Assistência Social e da Saúde, além da coordenadoria da terceira idade. Além dos “mais velhos”, também estiveram no evento os Bombeiros Aspirantes, que tem entre 15 e 17 anos. Eles participam regularmente de aulas desenvolvidas à prática de atividades na área bombeiril de uma forma diferenciada.

O projeto social é financiado pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). É o trabalho dos bombeiros que incentiva diferentes gerações a praticarem o trabalho voluntário em prol ao próximo.

 

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top