quarta-feira, 8 dezembro 2021
InícioGeralHospital Santo Antônio realiza cirurgia usando método inovador em SC

Hospital Santo Antônio realiza cirurgia usando método inovador em SC

Sinais são enviados para computador e ajudam na fixação dos implantes. A técnica mostra com exatidão a aplicação da fixação de implantes.
Sinais são enviados para computador e ajudam na fixação dos implantes. A técnica mostra com exatidão a aplicação da fixação de implantes.

Texto e fotos: Rodrigo Ramos

O Hospital Santo Antônio foi contemplado com a realização de dois procedimentos cirúrgicos de artroplastia de quadril por navegação. O procedimento consiste na colocação de uma prótese de quadril guiada por computador, que orienta o melhor posicionamento do implante, permitindo maior durabilidade da cirurgia e maior arco de movimento. Este tipo de técnica permite ao paciente ter maior mobilidade no quadril.

Equipamento mostra com exatidão onde as próteses deve ser posicionadas no paciente.
Equipamento mostra com exatidão onde as próteses deve ser posicionadas no paciente.

Outra novidade é que, com o novo procedimento, evita -se variações nos comprimentos dos membros, isto é, as pernas ficam com o mesmo comprimento após a cirurgia, e maior segurança, pois diminuem a instabilidade, também conhecida como luxação da prótese.

Foram realizados dois procedimentos, de forma gratuita, através de doação de material (AMPLITUDE), proveniente da França, país líder em cirurgia de navegação em artroplastia de quadril. As duas cirurgias contaram com a participação do médico paulista Rafael Kallaur, e a coordenação do médico do Hospital Santo Antônio, Dr. Rodrigo Monari. Profissionais da medicina, principalmente na área de ortopedia de várias regiões do estado acompanharam os dois procedimentos.

A nova técnica cirúrgica, já consagrada na Europa e Estados Unidos, vem ganhando maior destaque nos últimos anos no Brasil. O médico ortopedista do HSA, Rodrigo Monari, explica que não existe mudança na rotina e na técnica, e sim incremento através de detalhes técnicos que somente o computador pode fornecer durante o andamento da cirurgia. “Durante e após terminada a cirurgia, é possível observar a colocação do implante com correção milimétrica, extremamente importante para o sucesso da cirurgia de artroplastia do quadril”, detalhou.

Apesar de inovadora, a técnica que já chegou no Hospital Santo Antônio, por enquanto, só será realizada por planos de saúde que cobrem os custos, que são elevados. “Esperamos que a cobertura seja completa em todos os planos para atender todos os pacientes que necessitem deste tipo de procedimento”, avaliou o médico.

Do ponto de vista clínico as duas cirurgias foram consideradas um sucesso e os pacientes já respondem bem aos primeiros resultados.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS