segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioGeralHospital Santo Antônio inicia atendimento com Raio-X digital

Hospital Santo Antônio inicia atendimento com Raio-X digital

HSA_RaioX-digital_02

 

Texto: Rodrigo Ramos

O Hospital Santo Antônio iniciou o atendimento com o aparelho de Raios-X com digitalizador de imagem, um equipamento no qual é possível produzir imagens em tempo real com até milhares de tons cinza, possibilitando mais nitidez e um diagnóstico ainda mais preciso.

Um equipamento portátil também faz parte do conjunto de novos equipamentos adquiridos. Foram investidos mais de R$ 372 mil.O aparelho de Raio-X com digitalizador de imagem foi adquirido com recursos próprios e também com recursos recebidos pela Trimania Cap e Invest Capitalização. Ao todo serão dois equipamentos. O que já está em funcionamento está instalado no Setor de Urgência e Emergência.

 

HSA_RaioX-digital_03

 

O segundo, também já adquirido, será montado no novo Setor de Diagnóstico por Imagem, unidade que está em reformas e deve iniciar seu atendimento em 2016.

Se somados ao tomógrafo já em fase de instalação, arcos cirúrgicos, já instalados e funcionando e nos novos equipamentos de imagens adquiridos para o novo Centro de Diagnóstico por Imagem, o valor dos investimentos ultrapassa os R$ 3,5 milhões de reais. Estes recursos foram assegurados através de repasses da TrimaniaCap e Invest Capitalização em conjunto com investimentos próprios do Hospital Santo Antônio.

 

HSA_RaioX-digital_01

 

Foi necessário realizar adequações na sala de procedimentos para instalações do aparelho. O equipamento de Raio-X de alta frequência para aplicação em radiodiagnóstico, permite examinar todas as regiões anatômicas tanto para traumatologia quanto para ortopedia. O Conjunto Radiológico é composto pelos seguintes módulos individuais: mesa, estativa, mural Bucky, painel digital, gerador e transformador.

De acordo com a gerente geral, enfermeira Izabel Cristina Casarin, o aparelho é um dos melhores que existe no mercado. “Este equipamento é rápido, eficiente e sem emissão de poluentes” classificou a gerente.

Com o aparelho de digitalizador de imagem é possível fazer o Raio-X com qualidade, sem que seja necessária a remoção do paciente e com menor risco de complicações.

Izabel destaca que o Hospital Santo Antônio em breve contará com um amplo Centro de Diagnóstico por imagem. “As obras para agrupar todos os equipamentos estão em andamento. Teremos o tomógrafo, que entrará em funcionamento, e outros equipamentos que farão diferença na hora dos resultados dos diagnósticos”, comentou.

Por enquanto ela pede a compreensão da população que precisa entender o andamento das obras e, por isso, ajustes foram feitos para o deslocamento dos clientes e pacientes dentro do próprio hospital para não parar os serviços. “São temporários, enquanto durar a obra, por isso, pedimos a compreensão de todos”, ressalta.

Raio-X Digital

Como o próprio nome sugere, é um equipamento que expõe o paciente a uma pequena dosagem de radiação ionizante. Diferentemente do aparelho convencional ou analógico de Raio-X, (Radiografia Digital), o paciente é posicionado na frente do tubo do equipamento, para que o mesmo vá adquirindo as imagens para serem armazenadas e posteriormente examinadas pelo médico, não necessitando revelar o filme ou até mesmo digitalizar a imagem uma vez que este equipamento já adquire a imagem digitalizada, podendo ser armazenada, pós-processada, distribuída e impressa.

Com isso, não há a necessidade de repetir o exame por problemas técnicos (gerando menor radiação no paciente) e ainda ajuda a preservar o meio ambiente, por não utilizar produtos químicos para sua revelação e ainda diminui a devastação de árvores, pois muitas vezes não é impresso em filmes (a celulose é a base do filme de raios-x).

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS