Hospital Santo Antônio divulga nota oficial sobre fechamento de 5 leitos da UTI geral

Nessa semana os moradores do Vale do Itajaí receberam uma triste notícia: apesar da grande demanda, o Hospital Santo Antônio fechou os cinco leitos da UTI Geral. Esta nota assinada por João Wolfgang Rausch, Presidente do Conselho Curador da Fundação Hospitalar de Blumenau, explica o que levou a tomada da decisão.

Nota Oficial HSA

A decisão da Fundação Hospitalar de Blumenau – Hospital Santo Antônio em fechar os cinco leitos da UTI Geral, foi definida devido ao déficit gerado por esses leitos não habilitados e, apesar da enorme demanda, à dificuldade de ocupá-los devido à burocracia envolvida para a utilização dos mesmos.

Após o anúncio do fechamento dos referidos leitos, o Hospital Santo Antônio foi procurado pela Secretaria de Estado da Saúde, que informou estar providenciando a regularização das pendências para a devida habilitação, a partir da vistoria dos mesmos, prevista para os próximos dias.

Pela mobilização de todas as Entidades de Classe e Órgãos Estatais, em favor do Hospital Santo Antônio, e para não deixar a comunidade desassistida, a Diretoria do Conselho Curador ampliou o prazo de fechamento desses leitos para o dia 01 de agosto próximo, quando as habilitações deverão estar liberadas pelo Ministério da Saúde.

Outrossim, solicita aos órgãos envolvidos no processo, agilidade na liberação da ocupação destes leitos de UTI e no pagamento dos valores correspondentes aos serviços já prestados, atualmente represados pela burocracia dos referidos órgãos.

O compromisso das entidades de classe que gerem o Hospital Santo Antônio e da Diretoria é manter o atendimento pleno, de todos os pacientes, com presteza e qualidade. Mas, para que isso seja possível, atendendo 96% através do SUS, é preciso que todos os poderes responsáveis pela saúde tenham pleno conhecimento de nossa estrutura e do quanto temos melhorado ao longo dos anos, sem onerar os cofres públicos. Isso, porém, está chegando ao limite da gestão, nos obrigando à tomada de ações restritivas para manter em operação nosso querido Hospital.

João Wolfgang Rausch
Presidente do Conselho Curador