Hospital Santa Isabel prepara a liberação de visitas aos pacientes internados na unidade

 

 

 

 

Por Gabriel Silva (HSI)

Alinhado às normas e diretrizes do Ministério da Saúde em relação ao combate à Covid-19, e agindo de acordo com os decretos do Governo do Estado de Santa Catarina, o Hospital Santa Isabel adota, a partir do dia 28 de setembro, novas medidas em relação à presença de acompanhantes e visitantes na instituição. O objetivo é estabelecer orientações para prevenção à covid-19, garantindo a segurança dos pacientes e profissionais.

Pacientes não Covid-19:

  • Os pacientes internados em leitos não-covid poderão receber um visitante por dia durante uma hora. As visitas serão entre 10h e 20h, com duração de 1h. Ao fim do período, o visitante deve dirigir-se à recepção, seguida da saída do hospital.
  • Pacientes internados na UTI Geral terão uma visita por dia, com duração de 30 minutos. As visitas serão em dois horários: leitos 01 ao 10 – das 11h às 11:30h; leitos 11 ao 20 – das 11h30 às 12h.
  • Pacientes internados na UTI Coronariana terão uma visita por dia, com duração de 30 minutos, das 11h30 às 12h.
  • É importante ressaltar que os trabalhos na UTI Geral UTI Coronariana foram normalizados, não sendo mais um ambiente para atendimentos de paciente com suspeita ou confirmação de Covid-19.

Pacientes Covid-19:

  • Pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 estão internados em setores exclusivo para essa patologia – UTI Covid-19 e Enfermaria Covid-19. As visitas para este setor continuam suspensas, visto que ainda existe alto risco de contágio e propagação da doença.
  • No momento da internação, é solicitado o contato de um familiar responsável por este paciente, o qual receberá um boletim informativo diário. Não serão repassadas informações para outros familiares. O Serviço de Psicologia do Hospital Santa Isabel acompanha todos os pacientes e disponibiliza ferramentas de comunicação quando necessário – como videochamadas.

Acompanhantes:

Pacientes menores de 18 anos e acima de 60 anos, portadores de necessidade especiais e gestantes, têm direito à um acompanhante, respeitando os seguintes critérios: o acompanhante deve ser maior de 17 anos e menor de 60 anos; não deve apresentar sinais e sintomas de doenças respiratórias, nem ter contraído Covid-19 (resultado positivo para Covid-19 nos últimos 20 dias). Pode haver troca uma vez ao dia, das 8h às 20h (não serão realizadas trocas fora destes horários);

O benefício do acompanhante segue suspenso na UTI, UCO e Serviço de Emergência.

Maternidade:

  • Gestante em trabalho de parto tem direito à um acompanhante (sem sintomas de gripe e com uso em tempo integral de máscaras);
  • O serviço de fotógrafo e doula está permitido, mas a gestante deve optar por um ou outro – não será permitida a entrada dos dois profissionais. Está regra foi estabelecida com foco na segurança das gestantes, recém-nascidos e profissionais de saúde.
  • Gestante com acompanhante não tem direito a visitas;
  • Gestantes em consulta, trabalho de parto e cesárea com suspeita e/ou confirmada de Covid-19, devem dar entrada hospitalar pelo Serviço de Emergência;
  • Gestantes com cesárea eletiva, sem suspeita de Covid-19 ou sintomas gripais, devem entrar pela internação, via Recepção Geral;
  • No mês de outubro será retomado o curso de gestantes, estabelecido número máximo de 10 gestantes. Durante o curso será tomado todos os cuidados preconizados pelo ministério da saúde;

Representantes de produtos hospitalares:

  • Precisam de agendamento prévio com o setor de compras;
  • A entrada deve ser realizada pela Recepção Geral;
  • Deverá estar com etiqueta de identificação e seguir o fluxo de visitantes;
  • Uso de máscaras é obrigatório!

Orientações gerais para entrada de visitantes e acompanhantes:

Ao se apresentar na Recepção Geral, antes de realizar o cadastro, o visitante será questionado se possui sintomas gripais. Se houver, não terá permissão para entrar, mas pode ser substituído por outra pessoa. A temperatura de todos será aferida e, se for acima de 37,7ºC, não poderá entrar.

A higienização frequente das mãos e uso de máscaras são obrigatórios durante todo o período dentro da unidade hospitalar. O acompanhante e visitante não deve circular pelos corredores do hospital: a visita é restrita ao quarto/leito de seu ente querido.

Recomendamos que as pessoas utilizem as escadas para acesso aos andares de internação. Se não for possível, os elevadores seguem à disposição com capacidade limitada: quatro pessoas no elevador à esquerda, e duas pessoas no elevador à direita. Há marcações de distanciamento no chão que devem ser respeitadas.