quinta-feira, 28 outubro 2021
InícioGeralHospital em Blumenau adquire aparelho de Broncoscopia, o único da região

Hospital em Blumenau adquire aparelho de Broncoscopia, o único da região

Hospital_Pulmao-02

Texto: Tamiris Schlegel

Acidentes na infância acontecem diariamente e em algumas situações causam até a morte. Entre as ocorrências, destaca-se a aspiração de corpo estranho (ACE) da via aérea. De acordo com estatísticas americanas, 5% de óbitos por acidentes em menores de quatro anos se devem à ACE, que é também a principal causa de morte acidental nos domicílios em menores de seis anos. No Brasil, a aspiração de corpo estranho é a terceira maior causa de acidentes com morte. O broncoscópio rígido, aparelho que acaba de chegar no Hospital do Pulmão (HDP), pode prevenir a mortalidade nestes casos.

Antes, se um paciente engasgasse com algum objeto ou alimento e os procedimentos habituais não conseguissem reverter o quadro, era imediatamente encaminhado a Florianópolis para realizar uma broncoscopia rígida, principalmente quando crianças que aspiravam corpos estranhos. Agora o procedimento pode ser realizado integralmente em Blumenau.

“O diagnóstico precoce é essencial, pois atrasos no seu reconhecimento e tratamento podem trazer sequelas ou até dano fatal”, destaca o diretor técnico do Hospital do Pulmão, Mauro Sérgio Kreibich. O especialista afirma que é comum que pacientes sejam tratados por semanas e meses devido a doenças respiratórias recorrentes, antes da confirmação da ACE.

Segundo Kreibich, a broncoscopia é uma endoscopia da árvore brônquica. “O exame pode utilizar equipamento com fibra óptica ou equipamento rígido permitindo visualizar o interior da via aérea, traqueia, brônquios e ainda retirar amostras de secreções para exames, tecidos para biópsias e eventualmente retirar corpos estranhos”, explica o médico. Ele afirma que o procedimento é seguro em relação ao desconforto transitório.

É comum a criança ter curiosidade e colocar objetos e alimentos pelo nariz, ouvidos e por consequência sofrer com engasgos ou aspiração de alimentos. Quando ocorrem situações como esta, Kreibich explica que a criança deve ser levada imediatamente ao pronto socorro para ser atendida por profissionais e estruturas especializadas que podem necessitar de endoscopia respiratória, cabendo ao pneumologista à decisão do equipamento mais adequado a ser utilizado.

Quando procurar um pneumologista

A realização de uma broncoscopia é comum em pacientes com suspeita de câncer de pulmão, mas o médico responsável pela avaliação inicial pode indicar em outras situações, como a falta de ar sem causa aparente, eliminação de sangue na tosse, estreitamento das vias aéreas, alguns casos de infecções pulmonares, como pneumonias e tuberculose.

A inalação de objetos ou engasgamento ocorre mais com crianças e idosos, e também pode demandar o procedimento. As situações que podem levar a engasgar, por exemplo, são: comer depressa e não mastigar os alimentos adequadamente, comer deitado, ingerir grãos como milho e ervilha, ou mesmo balas e amendoins, entre outros.

O indivíduo engasgado deve manter a calma para a respiração ser normalizada e se o objeto não for expelido, deve procurar imediatamente um médico. Em crianças também é frequente a ingestão e aspiração de moedas, pequenas peças de brinquedos, sementes e outros corpos estranhos ao organismo. Nestes casos é necessário acionar os especialistas na área, como um Pneumologista, Otorrinolaringologista e o Cirurgião Torácico.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS