Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Hospital de Blumenau passa a oferecer cirurgia robótica para redução de estômago

 

 

 

 

O Hospital Santa Isabel (HSI), de Blumenau, está ampliando seu Programa de Cirurgia Robótica para incluir mais médicos capacitados para usar a tecnologia e mais especialidades que podem se beneficiar dela. Agora, a cirurgia bariátrica também pode ser feita por essa técnica, considerada a mais moderna da medicina mundial. O HSI é o único hospital do estado catarinense a oferecer esse serviço, que está disponível na unidade desde junho de 2019. Blumenau é apenas a segunda não-capital do Brasil a contar com essa tecnologia.

A bariátrica, conhecida como cirurgia de redução de estômago, é uma importante aliada contra a obesidade, condição que vem crescendo de forma preocupante no mundo todo. O procedimento pode ser recomendado após avaliação caso a caso, levando em conta o IMC do paciente, doenças associadas, como hipertensão e diabetes, e a falta de resposta do corpo a tratamentos clínicos, entre outros fatores.

Segundo o Dr. Pedro Trauczynski, médico chefe do Serviço de Robótica do HSI, os médicos da instituição que já atuam por laparoscopia, método minimamente invasivo para realizar operações em cavidades do corpo humano com pouco espaço, também estão sendo habilitados para operar o robô- cirurgião. “O equipamento, do modelo Da Vinci Si, garante incisões cirúrgicas menores, menor dor no pós-operatório e menos sangramento. Com isso, o tempo de internação e recuperação diminui consideravelmente, e o paciente pode retornar às atividades cotidianas mais cedo”, explica o médico.

Outra condição que pode ser tratada dessa forma é a endometriose, que vem crescendo na população feminina e já é classificada como a doença da mulher moderna. Trata-se de uma afecção inflamatória e crônica no lado de fora do útero, região bastante delicada para procedimentos cirúrgicos. Os sintomas, que podem incluir irregularidades menstruais, cólicas intensas e constipação ou diarreia, podem dificultar a autonomia da mulher e suas capacidades para o trabalho, afetando a qualidade de vida.

Procedimentos durante a pandemia

O Hospital Santa Isabel está alinhado às diretrizes do Ministério da Saúde e do Governo do Estado no fluxo de atendimento e ações tomadas em casos suspeitos ou confirmados da Covid-19. Diante desse cenário, todas as cirurgias eletivas, bem como os procedimentos em pacientes acima de 60 anos, ou que necessitam de internação em UTI, estão suspensas no HSI por tempo indeterminado.

No entanto, as consultas eletivas voltaram a ser realizadas após liberação da Secretaria de Saúde, e o paciente interessado em realizar uma avaliação para cirurgia de endometriose ou bariátrica, assim como de próstata, urológica, ginecológicas e outras especialidades que podem se beneficiar da tecnologia robótica, podem agendar atendimento com os especialistas para dar início ao processo de indicação e exames pré-operatórios.

Com informações de Gabriel Silva [HSI]

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top