segunda-feira, 6 dezembro 2021
InícioEventosHipertensão arterial será tema de atividades nesta sexta-feira

Hipertensão arterial será tema de atividades nesta sexta-feira

tirando-pressao

Atividades serão feitas na praça da escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, no Centro, das 8h às 16h

Texto: Joni César

A Secretaria de Saúde está com tudo pronto para esta sexta-feira, dia 24, realizar um dia inteiro de atividades voltadas ao combate da hipertensão arterial, considerada um grave problema de saúde no país. As ações serão feitas na praça da escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, no Centro, das 8h às 16h. Os trabalhos serão organizados através da Política de Saúde do Adulto em parceria com a Política de Doenças Crônicas, Política de Nutrição e Alimentação, além da participação dos profissionais do Programa de Tabagismo e Renal Vida.

Será um dia inteiro dedicado à população com serviços de aferição da pressão arterial, orientações e encaminhamentos dos resultados, informações sobre nutrição em relação aos hábitos alimentares saudáveis, incluindo os malefícios gerados pelo uso do tabaco e dos tratamentos disponíveis na rede pública para o enfrentamento deste mal. Serão desenvolvidas ações específicas para o combate a hipertensão, já que a doença integra a lista de doenças crônicas precursoras da Insuficiência Renal.

Segundo o Ministério da Saúde (MS) a hipertensão arterial no Brasil varia entre 22% e 44% para adultos (32% em média), chegando a mais de 50% nos indivíduos com 60 a 69 anos e 75% em indivíduos com mais de 70 anos. A pressão alta é um mal silencioso e a melhor maneira de descobrir se é hipertensão é aferindo a pressão com regularidade de, no mínimo, uma vez por ano. O sobrepeso e a obesidade, o uso do tabaco, a ingestão excessiva de sal e o sedentarismo são fatores de risco para que a pessoa desenvolva a hipertensão arterial, e apesar de não ser uma doença exclusivamente genética, se existir casos na família, o risco aumenta.

via PMB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS