segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioEventosHino Nacional Brasileiro emociona no encerramento do “Música para Blumenau”

Hino Nacional Brasileiro emociona no encerramento do “Música para Blumenau”

Concerto_Inverno_Kan_06

Sucesso acima da expectativa faz com que os organizadores planejem a segunda edição do evento

O som que tem emocionado o mundo a cada partida da Seleção Brasileira durante os jogos da Copa do Mundo surpreendeu os blumenauenses no fim de semana. O Hino Nacional Brasileiro cantado à capela já virou amuleto para os jogadores e no último sábado (28/6) contagiou também o público do “Concerto de Inverno Kan – Sons do Mundo”. A música foi escolhida para fechar as apresentações da noite e o público não se contentou em ser apenas mero espectador.A plateia do Auditório Carlos Jardim, na Fundação Cultural de Blumenau, aceitou o convite e ficou de pé para participar do evento. Junto com a orquestra e o coral, o público cantou o Hino Nacional. “Tenho certeza que muitas pessoas sentiram uma emoção diferente. Foi como se saíssem da plateia para fazer parte do concerto”, conta a idealizadora do “Música para Blumenau”, professora Lígia Sara Froehner Stein. O espetáculo trouxe ainda os ritmos de alguns dos países participantes do mundial, homenageando os visitantes que o Brasil recebe neste período.

Concerto_Inverno_Kan_05

Em sua primeira edição, o “Música para Blumenau” conseguiu alcançar o objetivo dos organizadores: levar a música erudita para um grande número de pessoas, das mais diferentes idades e classes sociais. Ao longo do evento foram realizados ensaios abertos, master classes, mesa redonda, concertos didáticos e recitais que reuniram desde músicos profissionais até estudantes do Ensino Fundamental.

Além da programação repleta de cultura, o evento também teve foco social. Em diversas atividades o público foi convidado a doar livros, agasalhos e alimentos não perecíveis. As doações beneficiaram a Comunidade Caridade sem Fronteiras e o projeto Biblioteca Ambulante. “Cada parte do Música para Blumenau surpreendeu pessoas dos mais diferentes níveis sociais, culturais e das mais diversas idades. Todos se encantaram. Pais porque viram seus filhos tocarem cada dia melhor, alunos porque perceberam que são capazes, professores porque viram os resultados do trabalho diário e os músicos porque ficaram encantados com a receptividade de seu trabalho”, complementa Lígia.

A organização do evento estuda a possibilidade de realizar a segunda edição, mas ainda não tem data definida. O “Música para Blumenau” teve o patrocínio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, através da Fundação Cultural de Blumenau, com o apoio da Igreja Luterana do Centro e do Espaço Kan-Aulas de Música.

Texto: Letícia Oberger

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS