sábado, 25 setembro 2021
InícioGeralHerbário da Furb tem agora 60 mil plantas cadastradas, um novo recorde

Herbário da Furb tem agora 60 mil plantas cadastradas, um novo recorde

O Herbário Dr. Roberto Miguel Klein, instalado no Campus 1 da FURB, alcançou um novo recorde no dia 7 de agosto.  Com o registro da planta denominada Begonia, uma espécie nova em processo de descrição, foi atingida a marca de 60 mil plantas cadastradas.

 

 

Quando o Herbário foi criado na década de 1990 pela professora Dra. Lucia Sevegnani, o objetivo era fazer coletas em saídas a campo do Curso de Ciências Biológicas e ter uma coleção de referência para facilitar a identificação das espécies mais comuns. O nome do herbário, Dr. Roberto Miguel Klein (1923-1992), foi uma homenagem ao botânico e ecólogo que estudou a flora catarinense, caracterizando sua ecologia e vegetação, além de ter sido professor da universidade.

O número de plantas catalogadas foi logo crescendo, e em 2003, já eram de cerca de 3 mil amostras armazenadas no Laboratório de Botânica.  Depois que o professor Dr. Alexandre Uhlmann assumiu a curadoria do Herbário, a estrutura foi transferida para o atual espaço no bloco anexo ao T, no Campus 1 da FURB. Ao atingir os 5 mil registros a coleção foi reconhecida no Index Herbariorum, o catálogo internacional dos herbários.

Em 2007, quando esse número dobrou para 10 mil registros, houve um aumento significativo no número de registros e na visibilidade da coleção. Foi nesse ano que iniciou o projeto Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina, responsável, atualmente, por 30 mil dos 60 mil registrados na coleção.

Quase 10 anos depois, no dia 16 de junho 2016, foi comemorada a marca histórica das 50 mil amostras, um número que logo cresceu para mais mil no dia 5 de julho. O atual curador, Prof. Dr. André Luís de Gasper, destaca que tanto nas saídas a campo, quanto em projetos de pesquisa que começaram a ser mais frequentes, sempre havia a necessidade de identificar as espécies que estavam sendo estudadas.

Atualmente o Herbário da Furb participa de uma série de projetos que garante recursos para bolsa, estrutura e manutenção do banco de dados, atualmente online e disponível em uma série de servidores para consulta. Além dos dados, todas as 60 mil amostras estão fotografadas, garantindo acesso para que qualquer estudante ou pesquisador possa acessar os dados.

Para ter acesso ao banco de dados, acesse INCTReflora, GBIF e imagens mais atuais clicando aqui.

 

Fonte: FURB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS