Helicóptero 03 finaliza os testes e está liberado para voltar a operar em Blumenau

 

 

 

 

Foram realizados os últimos testes para que o helicóptero Arcanjo 03 volte a operar a partir do Aeroclube de Blumenau. No dia 9 de julho, a aeronave se envolveu em um incidente com um pássaro, obrigando a paralisação dos vôos até que o problema nas pás do rotor de cauda fosse resolvido.

Apesar de não ter sido nada grave, há toda a burocracia para liberação pelo Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O helicóptero precisa passar por diversas etapas burocráticas para depois serem trocadas as peças danificadas.

Os reparos nas pás já foram realizados na fábrica da Helibras em Itajubá (MG) e os testes em Blumenau também, conforme informações do Capitão Hugo Mafrim. Com isso, a aeronave está liberada para iniciar os vôos. Seu trabalho é fundamental para atender acidentes, já que possui uma UTI móvel e equipe médica qualificada. Além disso, dá agilidade para o transporte às unidades hospitalares.

A equipe aeromédica do Arcanjo 03, formada pelos Bombeiros e SAMU, continuaram os trabalhos por viaturas terrestres. Se fosse necessário, o Batalhão de Operações Aéreas dos Bombeiros ainda pode contar com o helicóptero Arcanjo 01 de Florianópolis, que leva cerca de 25 minutos para chegar em Blumenau.