Havan garante a realização da 24ª Festitália em Blumenau

Fotos: Marlise Cardoso Jensen

Na manhã desta terça-feira (13/6/17), a imprensa, autoridades e convidados conheceram no Castelinho da Havan, as novidades da Festitália 2017. Uma delas é que a Havan irá repassar R$ 100 mil através da Lei Rouanet para ajudar na realização da festa.

Luciano Hang, diretor-presidente da Havan e Udolino Campestrini, do Lira Circolo Italiano, apresentaram a novidade, além das atrações. Foi oferecido um coquetel para os convidados, onde os presentes puderam provar um pouco da gastronomia típica. A paisagem estava perfeita na sacada do Castelinho da Havan, onde era possível apreciar o rio Itajaí-Açu, agora em seu nível normal.

 


O evento que resgata a cultura e os costumes do povo italiano, acontece entre os dias 14 a 24 de julho no Parque Vila Germânica em Blumenau. Entre as atrações, estão a gastronomia, apresentações de grupos folclóricos, cantores e conjuntos musicais, além da oportunidade de harmonização de bons vinhos.

 

 

Luciano Hang, diretor-presidente da Havan

A Havan já havia sido parceira da festa há 6 anos atrás, quando por coincidência Udolino Campestrini, era diretor-presidente do Lira Circolo Italiano. “Na época trouxemos o cantor Luciano Bruno, revertemos parte do que arrecadamos ao Hospital Santo Antônio. Foram R$ 30 mil. Em 2017 daremos um apoio monetário, institucional e mídia, para que façamos uma bela festa, já que Udolino estava com dificuldades para realizar esse ano.Manter a tradição italiana e germânica não alegra somente as famílias, mas toda a região, trazendo pessoas de fora, deixando Blumenau cada vez mais em evidência,” finaliza Hang.

 

 

Udolino Campestrini, diretor-presidente do Lira Circolo Italiano

Udolino fala com toda convicção que sem o aporte financeiro da Havan, a festa não poderia ser realizada. “A situação financeira infelizmente afeta a todos, inclusive a nossa. A festa em si é deficitária, em função de todas as nossas despesas com banda, decoração e sonorização. Às vezes compararam com festa de igreja que dá lucro, mas lembro que lá eles ganham tudo, ao contrário da Festitalia. O Luciano para nós, foi o salvador da pátria”, completa. .

Festitália

O evento surgiu em 1994, fruto do ideal dos integrantes do Circolo Italiano di Blumenau em resgatar, manter e incentivar a cultura italiana e o amor pela Itália. A Festitália consolidou-se como uma festa de família e de encontro de amigos. Nas edições mais recentes, os organizadores buscaram oferecer espaços mais amplos ao público, além de consolidar a Festitália como um evento gastronômico, trazendo pratos típicos e vinhos de excelente procedência.

Havan

A Havan comemora neste mês o 31º aniversário de fundação. A maior rede de lojas de departamentos do Brasil nasceu em Brusque (SC), como uma pequena loja de tecidos de 45 metros quadrados, na Avenida Primeiro de Maio. Desde os primeiros anos adotou como ícones a fachada estilizada da Casa Branca e a Estátua da Liberdade. Inspirados no modelo americano de liberdade, estes símbolos fortaleceram a marca da Havan, fazendo com que, em muitas regiões do Brasil, atualmente, estejam mais associados à empresa do que à sua verdadeira origem nos Estados Unidos. Hoje, a rede atua em 77 cidades, por meio das 98 lojas espalhadas por 15 estados brasileiros.