O escritor e ilustrador blumenauense Guilherme Karsten será o responsável por decorar o Maior Ovo Decorado do Mundo na Osterfest 2026, em Pomerode. Autor de mais de 12 livros e com publicações em mais de 30 idiomas, Karsten aceitou o convite da Associação Visite Pomerode (Avip) para criar a arte que estará em destaque na Maior Festa de Páscoa do Brasil, que acontece de 12 de fevereiro a 5 de abril de 2026.
::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!
Com um estilo reconhecido por despertar a imaginação de leitores de todas as idades, Guilherme acumula três prêmios Jabuti — o mais importante da literatura nacional — e obras premiadas também no exterior. Entre seus títulos mais conhecidos estão “Capí, a Capivara Aventureira”, “Cabo de Guerra”, “Ramon Fellini” e “Carona”, este último responsável por projetar seu nome no mercado editorial brasileiro.
Para o artista, a ligação com a Páscoa vem de infância e tem um significado especial.
“A Osterfest é um passeio obrigatório para a nossa família todos os anos, é um evento que admiro muito e que me remete à infância. Ter a minha arte assim exposta num evento tão notável, tradicional e diante de tantos visitantes é muito significativo” afirmou.
O presidente da Avip, Ivan Rudolfo Koch, destacou a importância da escolha: “Nosso ovo gigante é uma grande celebração das nossas tradições. Ele permite que, a cada ano, artistas apresentem novas interpretações dessa cultura tão rica. Somos admiradores do traço do Guilherme Karsten e temos certeza de que a nossa Páscoa estará bem representada na obra dele” disse.
O símbolo da Osterfest
O ovo gigante de Pomerode ganhou o reconhecimento do Guinness World Records em 2019 como o Maior Ovo Decorado do Mundo. Em 2022, o título chegou a ser superado pela cidade de Salou, na Espanha, mas foi retomado em 2023, com 16,72 metros de altura e 10,88 metros de diâmetro — recorde que permanece até hoje.
As cores e elementos criados por Guilherme Karsten também irão compor as casquinhas da Maior Osterbaum do Mundo e a identidade visual da Osterfest 2026, unificando a estética da celebração.
Artistas do Maior Ovo Decorado do Mundo
2019 – Silvana Pujol
2020 – Romero Britto
2022 – Rafaela Trapp, Zelia Klöppel Rengel e Davi Gomes
2023 – Joana Wachholz
2024 – Marcela Schmidt
2025 – Família Raduenz
18ª Osterfest
A 18ª Osterfest é uma realização do Ministério da Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal e da Associação Visite Pomerode (Avip). O evento conta com patrocínio de Komprão Koch, Grupo Kyly, Nugali Chocolates, Netzsch do Brasil, Zee Rucci, Olho Embutidos, Opa Bier, além do apoio da Prefeitura de Pomerode e do Governo de Santa Catarina.
▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky
Entrevista com a Realeza da 41ª Oktoberfest de Blumenau três dias após serem escolhidas





