quarta-feira, 26 janeiro 2022
InícioEventosGrupo Folclórico Fritz Müller apresenta-se na Rota do Lazer neste domingo (5)

Grupo Folclórico Fritz Müller apresenta-se na Rota do Lazer neste domingo (5)

 

Neste domingo (5/08/18), o Grupo de Danças Folclóricas Fritz Müller fará um ensaio aberto por volta das 9h30min, na Rua XV de Novembro, altura do nº 693, Centro. A iniciativa faz parte da programação da Rota do Lazer, e quem quiser poderá dançar com os integrantes do grupo, numa integração entre os dançarinos, público e turistas.

O grupo surgiu das oficinas de dança da Fundação Cultural de Blumenau em 29 de março de 2000. O nome é uma homenagem ao médico e naturalista Johann Friedrich Theodor Müller, que nasceu na cidade de Erfurt, no estado da Turíngia (Alemanha), e foi um dos primeiros imigrantes a chegar a Blumenau.

Atualmente realiza os seus ensaios no salão da Capela São José, no bairro Testo Salto. O Grupo de Danças Folclóricas Fritz Müller tem como objetivo manter as tradições folclóricas alemãs através da dança. As vestimentas trajadas pelos integrantes do grupo revelam muitos detalhes e significados. Dois tipos de trajes são utilizados em suas apresentações. O traje vermelho das moças possui muitas flores, bordadas e nos adereços, pelo fato de Müller ter sido orquidófilo.

As cores dourado, verde e vermelho estão no bordado do traje feminino, que homenageia tanto Blumenau como o país europeu com as flores de Edelweiss, originais da Alemanha. O traje mais fechado é devido ao clima frio da Alemanha. Já o traje masculino possui o colete verde e levam o brasão da Turíngia.

As apresentações de grupos folclóricos na Rota do Lazer são resultado da parceria entre SINDILOJAS Blumenau, Plaza Blumenau Hotel e a Associação de Grupos Folclóricos do Médio Vale. O objetivo é aproximar nossa comunidade da Cultura, do Folclore e das Tradições no Centro da cidade.

Ensaio aberto do Grupo de Danças Folclóricas Fritz Müller
Local: Rua XV de Novembro, altura do n º 693 (Banrisul/Café Paris)
Local: domingo, das 9h30min às 11h
Acesso gratuito

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS