quinta-feira, 23 setembro 2021
InícioGeralGreve dos servidores ganha mais adesões no 5º dia de paralisação

Greve dos servidores ganha mais adesões no 5º dia de paralisação

Greve-Sintraseb_27.05.14_01

Fotos e dados: Luciano Bernz

O SINTRASEB anunciou no final da manhã desta terça-feira (27) um crescimento satisfatório no número de servidores que já aderiram ao movimento de greve. Dos 2.492 que a iniciaram, mais 613 aderiram esta manhã, totalizando 3.105 trabalhadores parados. Ainda faltava computar 3 postos de trabalho.

 

Greve-Sintraseb_27.05.14_04

Greve-Sintraseb_27.05.14_05

Greve-Sintraseb_27.05.14_03

 

Sobre a decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, proferida na última sexta, de que o TJSC não tem competência para julgar a legalidade do movimento do ano passado, e que isso tem que ser feito por um juiz de primeiro grau, ou seja, no Fórum de Blumenau,  o diretor do sindicato Sérgio Mauricí Bernardo, diz que o TJ entrou em contradição, e esta redação já está nos autos de defesa do SINTRASEB.

O tribunal acaba entrando em contradição, quando um desembargador diz que não é competência daquele tribunal emitir parecer sobre o objeto em questão, no caso a greve em Blumenau, dizendo que é de responsabilidade do Fórum de Blumenau. Isso coloca em contradição o que foi emitido por outro desembargador.

A liminar em toda sua estrutura é contraditória. Quando diz num parágrafo que é para cumprir exatamente a lei de greve, no outro diz que é para retomar os serviços de saúde e educação.

Nós não estamos ferindo o direito de greve. Os serviços essenciais considerados pela lei de greve, estão sendo rigorosamente cumpridos.

Quanto a cobrança de multas, Sérgio diz que isso só poderá ser feito depois de dada a sentença.

Eles só podem cobrar a multa a hora que sair a sentença. O processo ainda está tramitando, como tem o direito da defesa,  e do contraditório, ainda não chegou no mérito do sindicato ter que pagar multa”, finaliza o sindicalista.

O SINTE SC- Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina, manifestou no dia de ontem (26) através de uma nota, apoio ao movimento dos servidores.

Diante dos fatos, o SINTE/SC que representa mais de 60 mil trabalhadores em educação, e tem como princípio a defesa do serviço público de qualidade e, principalmente, a luta por melhores condições de trabalho e salários ao funcionalismo público, se solidariza com o SINTRASEB e repudia a ação desses sindicatos burocratas, pelegos, que só atendem os interesses dos patrões e governos,  em detrimento da histórica desvalorização de seus profissionais.

 

Greve-Sintraseb_27.05.14_07

Nós conversamos também na manhã desta terça (27) com o diretor do SINTE SC Sandro Luiz Cifuentes, que ratificou a nota de apoio ao servidores blumenauenses.

“O SINTE compreende muito bem qual é a luta dos servidores públicos de Blumenau, devido a cobrança real e verdadeira junto a prefeitura. Porque nós do serviço público, tanto estadual como municipal, viemos sofrendo dos nossos governantes, ataques constantes de retirada de direitos. Então, nesse sentido o SINTE vem dar apoio ao servidores, e ao mesmo tempo repudiar qualquer tipo de postura por parte do prefeito em fechar a mesa de negociação e também por partes de alguns movimentos sindicais, que ainda não conseguiram compreender a importância desse movimento para um serviço público de qualidade, que fazem com que esses servidores venham para a rua”.

Mas, a noticia mais festejada pelos grevistas foi o anúncio do SINDETRANSCOL – Sindicato dos Empregados das Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau e Gaspar, que em um boletim extra no seu canal de noticias, o Expresso, divulgou não só apoio, mais que uma possível paralisação do transporte público pode acontecer caso o prefeito não negocie com o movimento de greve.

 

Greve-Sintraseb_27.05.14_09

A diretora do SINDETRANSCOL, Marlene Satiro, esteve presente no movimento e disse que no turno da manhã, 80% dos funcionários do Consórcio Siga concordaram em paralisar os trabalhos em apoio aos companheiros servidores públicos.

 

Greve-Sintraseb_27.05.14_06

Uma pequena mensagem lida pela menina Mayara de 11 anos,  filha de uma servidora, dizia que eles estão buscando mais dignidade.

Luciano Bernz
Responsável por toda a cobertura externa de OBlumenauense, sou nascido e criado em Blumenau. Trabalho há 25 anos com vendas, tendo passagem pela Rádio Blumenau e Rádio Clube de Itajaí, onde além de contato comercial, também fiz cobertura de festas e eventos.

MAIS LIDAS