Depois do Paraná e Rio Grande do Sul, foi a vez de Santa Catarina registrar queda de granizo em nove cidades. Entre quinta e sexta-feira foram atingidas as regiões da Serra (Lages e São Joaquim), Sul (Praia Grande) e Oeste (São Miguel do Oeste, Xanxerê, Peritiba, Ipira, Xaxim e Concórdia).
Em São Miguel do Oeste foram distribuídas lonas para 23 residências e em Praia Grande para 20. As duas foram seriamente prejudicadas pelo granizo. A previsão é que durante essa noite ainda chova e ocorram descargas elétricas em várias regiões catarinenses até a manhã de sábado.
Uma frente fria que passa pelo Estado é uma das principais causas desse clima instável. Há possibilidade de pancadas pontuais com precipitação de 50mm a 80mm, associadas com temporais e presença de granizo, principalmente no norte de SC. No Sul e Litoral a chuva diminui pela manhã, mas volta no final da tarde e noite deste sábado.
Para Blumenau, a previsão não é diferente. Segundo o AlertaBlu, a frente fria mantém o tempo instável em Blumenau com chuva acompanhada por trovoadas e descargas elétricas na madrugada e manhã do sábado. No decorrer da tarde a frente fria se afasta a condição para chuva diminui de forma gradual, à medida que uma intensa massa de ar seco e frio se aproxima. Com a chegada do ar frio a temperatura mínima ocorre à noite e varia entre 11 e 13°C. A máxima do dia oscila entre 18 e 20°C. Ventos fracos a moderados de noroeste, passando a sul/sudoeste.
Mas sempre é bom lembrar que é previsão, não certeza.