Governo de SC avalia o uso de máscara ser opcional em ambientes abertos

Tudo depende do percentual da população que estiver vacinada. A revelação foi feita durante uma entrevista do Secretário de Saúde de SC.

Imagem: NSCTV

Durante uma entrevista do Secretário Estadual de Saúde, André Motta, no Bom dia Santa Catarina, da NSC TV, na manhã desta segunda-feira (27/09/21), foi revelado que está sendo discutida a possibilidade da não obrigatoriedade do uso de máscaras protetivas em ambientes abertos.

Mas tudo depende do cenário da pandemia e do percentual de pessoas vacinadas. A expectativa é que as condições ideais para que isso ocorra seja no final de outubro ou início de novembro, quando cerca de 70% a 75% dos catarinenses tenham tomado as duas doses. “Mas em ambientes fechados, enquanto todos não estiverem vacinados, a máscara é uma proteção fundamental”, lembra o secretário.

Em relação aos eventos, ele disse que quando o município manifesta a necessidade de realizar algo maior, a decisão deve ser baseada no chamado” Evento Seguro” que obedece uma série de critérios. Nesse caso, a pessoa precisa apresentar um exame negativo para a Covid-19 feito recentemente ou comprovação de que recebeu as duas doses da vacina.

“Tudo precisa ser muito bem discutido e entendido, porque existem as liberdades individuais. A Covid-19 é uma doença coletiva, são pessoas contaminando pessoas. Mas o Estado entende que planos de contingência para casos específicos faz mais sentido”, lembra Motta. Os municípios têm essa autonomia para decidir isso desde o decreto do governador publicado em junho do ano passado. “O enfrentamento da pandemia é corresponsabilidade entre Estado e municípios”.

Mota também disse que em breve serão divulgadas novidades em relação a vacinação de crianças, afinal todos merecem e precisam ser vacinados. Ele citou países onde isso já estaria ocorrendo e que existem estudos garantindo segurança para essa faixa etária. É o caso do Chile, onde já estão sendo vacinadas crianças entre 6 e 12 anos com a Coronavac, e a Alemanha, com doses da Pfizer para crianças acima de 5 anos.

Tudo depende do estabelecimento de critérios claros pelo Forum Federal com chancela da Anvisa, mas há uma chance de que isso ocorra a partir do final de outubro. Esse é um dos pontos que serão discutidos em uma reunião que reunirá Secretários Estaduais de todo país na quarta-feira (29) em Brasília (DF).

Assista a entrevista completa clicando aqui.

Números da Pandemia em Santa Catarina

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, nas últimas 24 horas, foram confirmados 372 casos novos de Covid-19 e a confirmação de 13 óbitos em Santa Catarina. Desde o início da pandemia, 1.188.580 (milhão) de pessoas já se infectaram, das quais 1.161.061 estão recuperadas e 8.320 permanecem em acompanhamento. A última atualização foi divulgada neste domingo (26/09/21). Neste período já ocorreram 19.199 mortes em função de complicações causadas pela Covid-19, deixando a taxa de letalidade em 1,62%.

Até o momento Santa Catarina recebeu 3.227.260 de vacinas e aplicou 2.263.441. Por enquanto 720.472 catarinenses estão totalmente imunizados com as duas doses