terça-feira, 19 outubro 2021
InícioGeralGoverno de SC avalia o uso de máscara ser opcional em ambientes...

Governo de SC avalia o uso de máscara ser opcional em ambientes abertos

Tudo depende do percentual da população que estiver vacinada. A revelação foi feita durante uma entrevista do Secretário de Saúde de SC.

Durante uma entrevista do Secretário Estadual de Saúde, André Motta, no Bom dia Santa Catarina, da NSC TV, na manhã desta segunda-feira (27/09/21), foi revelado que está sendo discutida a possibilidade da não obrigatoriedade do uso de máscaras protetivas em ambientes abertos.

Mas tudo depende do cenário da pandemia e do percentual de pessoas vacinadas. A expectativa é que as condições ideais para que isso ocorra seja no final de outubro ou início de novembro, quando cerca de 70% a 75% dos catarinenses tenham tomado as duas doses. “Mas em ambientes fechados, enquanto todos não estiverem vacinados, a máscara é uma proteção fundamental”, lembra o secretário.

Em relação aos eventos, ele disse que quando o município manifesta a necessidade de realizar algo maior, a decisão deve ser baseada no chamado” Evento Seguro” que obedece uma série de critérios. Nesse caso, a pessoa precisa apresentar um exame negativo para a Covid-19 feito recentemente ou comprovação de que recebeu as duas doses da vacina.

“Tudo precisa ser muito bem discutido e entendido, porque existem as liberdades individuais. A Covid-19 é uma doença coletiva, são pessoas contaminando pessoas. Mas o Estado entende que planos de contingência para casos específicos faz mais sentido”, lembra Motta. Os municípios têm essa autonomia para decidir isso desde o decreto do governador publicado em junho do ano passado. “O enfrentamento da pandemia é corresponsabilidade entre Estado e municípios”.

Mota também disse que em breve serão divulgadas novidades em relação a vacinação de crianças, afinal todos merecem e precisam ser vacinados. Ele citou países onde isso já estaria ocorrendo e que existem estudos garantindo segurança para essa faixa etária. É o caso do Chile, onde já estão sendo vacinadas crianças entre 6 e 12 anos com a Coronavac, e a Alemanha, com doses da Pfizer para crianças acima de 5 anos.

Tudo depende do estabelecimento de critérios claros pelo Forum Federal com chancela da Anvisa, mas há uma chance de que isso ocorra a partir do final de outubro. Esse é um dos pontos que serão discutidos em uma reunião que reunirá Secretários Estaduais de todo país na quarta-feira (29) em Brasília (DF).

Assista a entrevista completa clicando aqui.

Números da Pandemia em Santa Catarina

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, nas últimas 24 horas, foram confirmados 372 casos novos de Covid-19 e a confirmação de 13 óbitos em Santa Catarina. Desde o início da pandemia, 1.188.580 (milhão) de pessoas já se infectaram, das quais 1.161.061 estão recuperadas e 8.320 permanecem em acompanhamento. A última atualização foi divulgada neste domingo (26/09/21). Neste período já ocorreram 19.199 mortes em função de complicações causadas pela Covid-19, deixando a taxa de letalidade em 1,62%.

Até o momento Santa Catarina recebeu 3.227.260 de vacinas e aplicou 2.263.441. Por enquanto 720.472 catarinenses estão totalmente imunizados com as duas doses

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS