Governador busca parceria com empresas chinesas para expandir sistema ferroviário em SC

Projetos incluem linhas que ligam o interior aos portos e corredores paralelos ao Litoral, somando esforços ao transporte rodoviário para fortalecer a logística catarinense.

O transporte ferroviário voltou à pauta estratégica de Santa Catarina. Neste fim de semana, durante missão oficial à China, o governador Jorginho Mello liderou reuniões com duas das maiores empresas do mundo no setor. Uma delas é a CRRC, empresa chinesa que fabrica trens e vagões em larga escala — incluindo os utilizados no metrô de São Paulo. A outra, Power China, é uma gigante da infraestrutura com experiência na construção de ferrovias.

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O principal objetivo das tratativas é ampliar e diversificar as opções logísticas do estado. Um dos projetos prevê a implantação de uma linha ferroviária ligando o Oeste catarinense — grande produtor de proteína animal e grãos — aos portos do Litoral. Outra proposta em estudo é a criação de uma ferrovia paralela à Via Mar, importante corredor rodoviário que conecta os principais portos do estado ao longo da faixa litorânea.

“Ferrovia não é uma obra a curto prazo. Mas precisamos começar. Esses projetos vão fortalecer nossa competitividade e reduzir os gargalos logísticos que hoje enfrentamos”, explicou o governador Jorginho Mello neste domingo (22/06/25), após visita à sede da CRRC, em que foram apresentadas soluções tecnológicas voltadas ao transporte de cargas.

A iniciativa tem caráter complementar ao atual sistema rodoviário. Em vez de substituir, a ferrovia vem para somar.

O transporte por trilhos pode cuidar de grandes volumes a longas distâncias, liberando os caminhões para etapas mais ágeis e estratégicas da entrega, como o transporte regional, a distribuição urbana e o atendimento personalizado, onde o modal ferroviário não chega. Isso gera mais fluidez, segurança nas estradas, economia em combustível e valorização de toda a cadeia logística — incluindo transportadoras, motoristas, operadores e empresas de apoio.

Foto: Divulgação / Estado de Santa Catarina

No sábado (21), a comitiva catarinense também esteve com representantes da Power China. No encontro, foram discutidas soluções técnicas e operacionais para tornar viável a implantação de novas linhas ferroviárias em Santa Catarina, com foco em eficiência, sustentabilidade e integração com os demais modais.

A missão segue nos próximos dias com novas agendas voltadas à infraestrutura, inovação e atração de investimentos para o estado. O principal objetivo das tratativas é ampliar e diversificar as opções logísticas do estado.

Um dos projetos prevê a implantação de uma linha ferroviária ligando o Oeste catarinense — grande produtor de proteína animal e grãos — aos portos do Litoral. Outra proposta em estudo é a criação de uma ferrovia paralela à Via Mar, importante corredor rodoviário que conecta os principais portos do estado ao longo da faixa litorânea.

Governador Jorginho Mello reforça projeto de ferrovia ligando o Oeste aos portos e estuda nova linha paralela à Via Mar | Foto: Divulgação [SECOM/SC]
“Ferrovia não é uma obra a curto prazo. Mas precisamos começar. Esses projetos vão fortalecer nossa competitividade e reduzir os gargalos logísticos que hoje enfrentamos”, explicou o governador Jorginho Mello neste domingo (22), após visita à sede da CRRC, em que foram apresentadas soluções tecnológicas voltadas ao transporte de cargas.

A iniciativa tem caráter complementar ao atual sistema rodoviário. Em vez de substituir, a ferrovia vem para somar. O transporte por trilhos pode cuidar de grandes volumes a longas distâncias, liberando os caminhões para etapas mais ágeis e estratégicas da entrega, como o transporte regional, a distribuição urbana e o atendimento personalizado, onde o modal ferroviário não chega. Isso gera mais fluidez, segurança nas estradas, economia em combustível e valorização de toda a cadeia logística — incluindo transportadoras, motoristas, operadores e empresas de apoio.

No sábado (21), a comitiva catarinense também esteve com representantes da Power China. No encontro, foram discutidas soluções técnicas e operacionais para tornar viável a implantação de novas linhas ferroviárias em Santa Catarina, com foco em eficiência, sustentabilidade e integração com os demais modais.

A missão segue nos próximos dias com novas agendas voltadas à infraestrutura, inovação e atração de investimentos para o estado.


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