O transporte ferroviário voltou à pauta estratégica de Santa Catarina. Neste fim de semana, durante missão oficial à China, o governador Jorginho Mello liderou reuniões com duas das maiores empresas do mundo no setor. Uma delas é a CRRC, empresa chinesa que fabrica trens e vagões em larga escala — incluindo os utilizados no metrô de São Paulo. A outra, Power China, é uma gigante da infraestrutura com experiência na construção de ferrovias.
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O principal objetivo das tratativas é ampliar e diversificar as opções logísticas do estado. Um dos projetos prevê a implantação de uma linha ferroviária ligando o Oeste catarinense — grande produtor de proteína animal e grãos — aos portos do Litoral. Outra proposta em estudo é a criação de uma ferrovia paralela à Via Mar, importante corredor rodoviário que conecta os principais portos do estado ao longo da faixa litorânea.
“Ferrovia não é uma obra a curto prazo. Mas precisamos começar. Esses projetos vão fortalecer nossa competitividade e reduzir os gargalos logísticos que hoje enfrentamos”, explicou o governador Jorginho Mello neste domingo (22/06/25), após visita à sede da CRRC, em que foram apresentadas soluções tecnológicas voltadas ao transporte de cargas.
A iniciativa tem caráter complementar ao atual sistema rodoviário. Em vez de substituir, a ferrovia vem para somar.
O transporte por trilhos pode cuidar de grandes volumes a longas distâncias, liberando os caminhões para etapas mais ágeis e estratégicas da entrega, como o transporte regional, a distribuição urbana e o atendimento personalizado, onde o modal ferroviário não chega. Isso gera mais fluidez, segurança nas estradas, economia em combustível e valorização de toda a cadeia logística — incluindo transportadoras, motoristas, operadores e empresas de apoio.

No sábado (21), a comitiva catarinense também esteve com representantes da Power China. No encontro, foram discutidas soluções técnicas e operacionais para tornar viável a implantação de novas linhas ferroviárias em Santa Catarina, com foco em eficiência, sustentabilidade e integração com os demais modais.
A missão segue nos próximos dias com novas agendas voltadas à infraestrutura, inovação e atração de investimentos para o estado. O principal objetivo das tratativas é ampliar e diversificar as opções logísticas do estado.
Um dos projetos prevê a implantação de uma linha ferroviária ligando o Oeste catarinense — grande produtor de proteína animal e grãos — aos portos do Litoral. Outra proposta em estudo é a criação de uma ferrovia paralela à Via Mar, importante corredor rodoviário que conecta os principais portos do estado ao longo da faixa litorânea.
A iniciativa tem caráter complementar ao atual sistema rodoviário. Em vez de substituir, a ferrovia vem para somar. O transporte por trilhos pode cuidar de grandes volumes a longas distâncias, liberando os caminhões para etapas mais ágeis e estratégicas da entrega, como o transporte regional, a distribuição urbana e o atendimento personalizado, onde o modal ferroviário não chega. Isso gera mais fluidez, segurança nas estradas, economia em combustível e valorização de toda a cadeia logística — incluindo transportadoras, motoristas, operadores e empresas de apoio.
No sábado (21), a comitiva catarinense também esteve com representantes da Power China. No encontro, foram discutidas soluções técnicas e operacionais para tornar viável a implantação de novas linhas ferroviárias em Santa Catarina, com foco em eficiência, sustentabilidade e integração com os demais modais.
A missão segue nos próximos dias com novas agendas voltadas à infraestrutura, inovação e atração de investimentos para o estado.
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