terça-feira, 30 novembro 2021
InícioBairrosCentroGMTs auxiliam motorista idoso a trocar o pneu vazio no Centro de...

GMTs auxiliam motorista idoso a trocar o pneu vazio no Centro de Blumenau

Foto: Yonara Souto

 

Por Claus Jensen

Por volta das 15h desta quinta-feira (6/12/18) dois guardas municipais de trânsito, faziam rondas pela Rua Curt Hering, no Centro de Blumenau, quando perceberam um carro Honda Fit com o pneu totalmente vazio na frente da agência dos Correios. O motorista pediu informações para eles, sobre onde poderiam trocar o pneu.

Percebendo não só a dificuldade da situação, mas do próprio motorista em trocar o pneu, eles se colocaram a disposição para ajudar. Primeiro sinalizaram a pista, e em seguida começaram a retirar o pneu furado, para colocar o estepe. Com o trabalho terminado, o motorista agradeceu e pode ir até uma borracharia.

Os agentes de trânsito são o João José Barbieri Neto, de 34 anos, há quase 10 na corporação; e o Dionei Cardoso, com 31 anos de GMT. Neto elogiou o colega de profissão e disse que se sente realizado no trabalho que faz, principalmente ajudar os outros. Lembrou que em todas as áreas existem maus e bons profissionais, fazendo referência às críticas aos guardas.

Perguntei qual a situação mais marcantes nestes anos que atua como agente de trânsito. O GMT Neto lembrou da vez em que guinchou um veículo em situação irregular com uma família dentro. O motorista disse que não sabia o que fazer, pois estava sem dinheiro para voltar para casa. Neto usou seu próprio dinheiro para ajudá-lo. É uma situação desagradável ter que multar nessa situação, mas é o trabalho do agente de trânsito.

Estamos tão acostumados a vincular o trabalho dos guardas com experiências negativas, que não lembramos dos seres humanos que tem por trás. Já recebi e até publiquei momentos em que ajudaram no socorro de vítimas de trânsito, foram atrás de criminosos sem a mínima proteção (armas) até a chegada da polícia.

Quem registrou esta bela ação da GMT foi Yonara Souto, que flagrou os guardas trocando o pneu. Ela publicou no seu perfil de Facebook com o comentário: “Críticas são sempre expostas no Facebook, por todos, mas muitas vezes um ato tão simples de auxiliar um cidadão idoso na troca de um pneu furado. Eis que surgem dois guardas municipais Dionei e Neto. Parabéns rapazes, não faz parte das suas atribuições legais, mas faz parte do seu caráter auxiliar, sem olhar a quem!”

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS