Com mais da metade dos consumidores gastando menos em itens não essenciais, engajar o cliente diante do cenário político atual e da instabilidade da inflação se tornou ainda mais difícil. O crescimento global desacelerou até 2022 com o aumento de reabertura decrescente, pressão fiscal e monetária, as restrições de Covid, a queda de propriedades da China e a guerra Rússia-Ucrânia.
Os analistas do Goldman Sachs Research esperam um crescimento global de apenas 1,8% em 2023, à medida que a resiliência dos EUA contrasta com uma recessão europeia e uma reabertura acidentada na China.
Isso também significa muitas oportunidades e novos segmentos, sempre em busca de verdades e com pensamentos positivos. O mercado do varejo precisou se reinventar nos últimos anos, depois de entender o comportamento dos consumidores e como estão se adaptando ao novo custo de vida.
A Magazine Luiza é um case de sucesso que se reinventou durante o cenário epidêmico, investindo diretamente em um clube digital. Criou o “Parceiro Magalu”, um programa de afiliação online em que as pessoas podem criar lojas virtuais e revender os produtos.
A estratégia proporcionou engajamento e conexão com os consumidores. O resultado foi um crescimento médio anual de 84% nos últimos três anos, de acordo com valores divulgados pela RI Magazine Luiza.
Inspirada neste cenário de inovação, a catarinense Fabiola Weiller Consultoria, apostou nesse novo mercado pós pandemia para ressignificar as empresas. A FW Consultoria atua desde 2018 com a Gestão Estratégica de Negócios em Moda e Design, atendendo empresas do Brasil e da Europa. A proposta é entregar um design humanizado com inovação.
Na carteira de clientes estão empresas como Rovitex, Döhler, Grupo Bograntex, Biergarden, entre outras. O trabalho é voltado em criar ferramentas e métodos para implementar design estratégico, gestão de inovação e posicionamento de marca e produto.
Todos sabemos do quanto o planejamento tornou se fundamental nos tempos atuais, por isso a FW desenvolveu um conceito de trabalho que foi até patenteado em 2022. “A metodologia RUBI foi criada com o intuito de ajudar a encontrar o ponto de equilíbrio entre mercado, pessoas e produtos para abrir novos caminhos e despertar a marca com valor e propósito. Além do alinhamento da missão, visão e valores, trazemos a percepção das diretrizes do negócio, dos gestores e dos consumidores”, resume Fabiola Weiller, CEO e Gestora Estratégica.
O objetivo é aplicar a inteligência de mercado para simplificar a gestão, com entrega de estratégias autorais e exclusivas para a marca, de acordo com a missão, a visão e os valores de cada cliente. Para conhecer mais detalhes de como funciona, é melhor entrar em contato com a empresa.
Fabiola Weiller | FW Consultoria Estratégica de Marcas e Produtos
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