quinta-feira, 28 outubro 2021
InícioCulturaGenivaldo Amorim traz ao MAB a exposição Como Nascem os Bichos

Genivaldo Amorim traz ao MAB a exposição Como Nascem os Bichos

 

Por Sérgio Antonello [PMB]

O artista Genivaldo Amorim, de Valinhos (SP), é o autor de uma das três exposições que estarão abertas para a visitação a partir do dia 9 de março no Museu de Arte de Blumenau (MAB). “Como nascem os bichos” é uma grande instalação composta por 30 peças suspensas por finíssimos fios de nylon que dão a impressão de estarem flutuando no espaço. Cada uma dessas peças é formada por uma espécie de escultura orgânica vermelha feita de tecido e espuma, que lembra um bicho, e uma escultura feita de arame, que parece dar a eles a capacidade de voar ou nadar no espaço.

A instalação do artista surgiu como um pequeno projeto para uma exposição em Valinhos (SP) e lembra um grande berçário. “Essa sensação é reforçada quando o trabalho é visto do lado de fora do ambiente, através do vidro, e leva as pessoas a questionar se o confinamento daqueles estranhos seres naquele ambiente seria para proteção deles, ou para a nossa? Se nos oferecem perigo ou se somos nós que representamos perigo a eles”, questiona a gerente do MAB, Mia Ávila.

A obra mantém uma estreita relação com uma outra instalação, chamada de “Bicho de corpo mole, mas de pele boa”, em que os bichos são maiores e ficam suspensos numa espécie de rede de fios de nylon, sem as estruturas de arame. “É como se estivéssemos conhecendo através da instalação no MAB um estágio anterior dessa outra instalação, como se estivessem ali em um processo de maturação, sendo preparados para depois crescerem, perderem suas asas e passar então para uma nova fase, para enfim chegar ao seu destino final, o corpo das pessoas”, observa Mia.

O artista nasceu em Umuarama (PR) em 1973 e reside em Valinhos (SP) desde 1991. Trabalha em diversos meios, pinturas, desenhos, instalações, esculturas, fotografias e projetos especiais. Expõe regularmente desde 1995 e, além do Brasil, já levou suas obras para países como Alemanha, Moçambique, Camboja e Namíbia. Contatos com ele podem ser feitos via site clicando aqui..

Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira (9/03)

Horários:
19h: conversa com os artistas
20h: abertura da 1ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamações de poesias e apresentação musical

Visitação: até 16 de abril. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381-6176
Entrada franca

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS