Gaspar vai ter o seu próprio sistema de telemetria para medição do rio Itajaí-Açu

Hoje o trabalho realizado é feito manualmente, com o deslocamento de um agente de Defesa Civil até a régua de medição instalada próxima a Ponte Hercílio Deecke, no Centro.

Foto: Defesa Civil de Gaspar (SC)

Gaspar se prepara para ter um novo sistema de medição do Rio Itajaí-Açu. Nesta terça-feira (20/04/22) a Defesa Civil do município recebeu uma visita técnica do órgão estadual, junto com a empresa responsável pelo novo sistema. O objetivo foi encontrar um lugar adequado para a implantação de uma estação de telemetria do nível do rio e do volume de chuvas do município.

O sistema de telemetria totalmente informatizado vai tornar as informações acessíveis em qualquer parte do mundo através do site da Defesa Civil da cidade. Hoje o trabalho realizado é feito manualmente, com o deslocamento de um agente de Defesa Civil até a régua de medição instalada próxima a Ponte Hercílio Deecke, no Centro de Gaspar. Além do risco para o profissional, o procedimento atrasa a divulgação do nível do rio.

Com o sistema de telemetria, a medição é realizada por sensores que transmitem as informações para um servidor. Além disso, o site da Defesa Civil de Gaspar será alimentado automaticamente e qualquer pessoa poderá acompanhar o nível do rio em tempo real de forma remota.

A novo sistema será instalado e custeado pela Defesa Civil de Santa Catarina, além de Gaspar, outras cidades do médio vale do Itajaí também irão receber o equipamento.

Para a superintendente de Defesa Civil, Ana Janaína de Medeiros, o serviço será essencial para garantir a segurança dos moradores. “Com a telemetria, vamos conseguir aprimorar o nosso trabalho e agir com mais precisão em casos de eventos adversos. Sabemos que em momentos críticos a informação correta pode salvar vidas e facilitar a ativação dos nossos planos de contingência”, explica Ana Janaína.

Fonte: Prefeitura de Gaspar (SC)