Os moradores de Gaspar poderão contar, em breve, com um novo espaço voltado ao lazer, à convivência e à educação ambiental. O antigo Horto da FURB será transformado em um parque multiuso de 40 mil metros quadrados, reunindo trilhas ecológicas, lago, pomar, anfiteatro, boulevard, playground com piso emborrachado, espaço pet, áreas para feiras e food trucks, além de pista de caminhada e corrida e área de estacionamento.
Também estão previstas urbanização do entorno e a criação de um viveiro do projeto Farmácia Viva, que integrará o contato com a natureza ao aprendizado sobre plantas medicinais.
::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!
A primeira etapa do projeto está prevista para ser entregue no primeiro semestre de 2026 e inclui a reforma das estruturas já existentes para abrigar a nova sede da Superintendência de Meio Ambiente, órgão que ficará responsável pela gestão da área. As demais fases serão executadas conforme novos recursos forem captados.

O anúncio do projeto ocorreu na quarta-feira (29/10/25), durante o evento de adesão de Gaspar à Rede Internacional Cidade das Crianças. A proposta, elaborada pela Secretaria de Planejamento Territorial, busca transformar o antigo horto em um ambiente de integração comunitária, aprendizado e contato com a natureza — um local onde famílias possam aproveitar o tempo livre e as crianças possam explorar o espaço com liberdade e segurança.







▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky
CVV Blumenau – 40 anos de escuta e acolhimento | Dedicação que salva vidas





