Gaspar tem o primeiro caso de coronavírus confirmado

 

 

 

 

Gaspar teve o primeiro caso de coronavírus confirmado oficialmente pela prefeitura do município. Este era um dos casos suspeitos que estavam em análise pelo laboratório oficial do Estado.

Dos seis suspeitos da semana passada, quatro apresentaram resultado negativo, um positivo e outro ainda está em análise. Além disso, um morador da cidade testou positivo em um laboratório particular, onde estava internado em Blumenau. Para ser contabilizado oficialmente, este caso ainda precisa passar por contraprova do Lacen (laboratório oficial). A paciente que teve o exame confirmado segue em isolamento domiciliar, sem necessidade de internação, e esteve recentemente no exterior.

Outras 40 pessoas continuam sendo monitoradas em domicílio. Hoje (23), a Unidade de Saúde do Centro que desde o dia 18 (quarta-feira) atende exclusivamente pessoas com sintomas de gripe, respiratórios e pulmonares, recebeu 35 pacientes e outros 25 no domingo (22). A recomendação continua sendo ficar em casa e ficar atento aos sintomas.

Além disso, a Polícia Militar fiscaliza, orienta e notifica estabelecimentos comerciais abertos em descumprimento ao Decreto do Governo do Estado. Até agora foram notificados 18. O Procon também continua a fiscalização de preços abusivos em supermercados, farmácias e postos de combustível. Com o auxílio do Departamento de Fiscalização e da Polícia Civil, hoje (23) foram feitas sete vistorias e uma autuação.

A Defesa Civil, através da Central de Informações, realizou entre domingo e segunda-feira, 104 atendimentos, incluindo o auxílio em compras para pessoas idosas. Já a Central de Atendimento Psicológico e Apoio Emocional realizou 50 atendimentos. Importante ressaltar que todos esses serviços são eletrônicos, por telefone ou WhatsApp.

Hoje a Secretaria de Assistência Social de Gaspar também fez 39 atendimentos, que vão desde abordagem da população de rua, até auxílio à famílias em vulnerabilidade social.

SINTOMAS

Se você está com sintomas leves (coriza, tosse seca, dor de cabeça), fique em casa, se hidrate, utilize medicamento antigripal e evite contato com pessoas (especialmente idosos e pessoas com doenças crônicas).

Se você tem esses sintomas é idoso ou tem doença crônica ou se está com febre, procure a unidade de saúde do Centro, que está aberta todos os dias das 7h30 às 16h30.

Se você está com febre alta e dificuldade de respirar, procure o pronto atendimento.

 

Fonte: Prefeitura de Gaspar