A Universidade Regional de Blumenau (FURB) terá, a partir do primeiro semestre de 2026, um novo curso de graduação: o bacharelado em Ciência de Dados. Com 50 anos de experiência em cursos na área de tecnologia da informação (TI) e papel importante na formação de profissionais do setor, a universidade amplia sua atuação em um dos principais polos tecnológicos do país.
::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!
A criação do curso foi aprovada na última quinta-feira (16/10/25) pelo Conselho Universitário (Consuni), após deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). A proposta surgiu para complementar o portfólio de graduações da instituição, identificando uma lacuna nas áreas de estatística, matemática e inteligência artificial, em integração com a computação.
De acordo com relatos e depoimentos divulgados pela própria FURB, a Ciência de Dados é uma área interdisciplinar e estratégica que atende à crescente demanda do mercado. A coordenação do novo curso destaca que o profissional formado será capaz de interpretar grandes volumes de informação e transformá-los em conhecimento aplicado para diversos setores — de negócios e finanças à saúde, meio ambiente e gestão pública.
O curso terá duração de oito semestres e fará parte do Departamento de Sistemas e Computação, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN). Estão previstos quatro novos laboratórios, sendo o primeiro já em funcionamento no início das aulas.
As atividades ocorrerão no período noturno, no campus 1 da FURB. Diferente dos cursos tradicionais, o novo bacharelado não terá estágio curricular obrigatório nem Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Em vez disso, os alunos participarão de projetos práticos por meio da Agência Integrada de Computação Aplicada, voltada à resolução de problemas reais da comunidade, cumprindo as horas de extensão e fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky





