terça-feira, 19 outubro 2021
InícioEconomiaFURB finaliza troca de 9.202 lâmpadas fluorescentes por LEDs

FURB finaliza troca de 9.202 lâmpadas fluorescentes por LEDs

 

Por Giovanna Pietrzacka, da FURB

A Universidade Regional de Blumenau (FURB), por meio da Divisão de Administração do Campus (DAC), está finalizando a substituição de 9.202 lâmpadas fluorescentes tubulares por lâmpadas de LED. A troca foi possível mediante termo de convênio assinado com a Celesc, em maio de 2016, cujo projeto integra o Programa de Eficiência Energética da Celesc – PEE Celesc, regulamentado pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.

Segundo o chefe da DAC, Everson Burg, a substituição começou a ser feita em dezembro de 2016 e deve ser concluída até o final de fevereiro. A troca contempla ambientes como salas de aula, corredores e biblioteca, nos campi 1, 2 e 3. “Nosso objetivo é promover a eficiência energética por meio de ações de conscientização e troca de equipamentos de baixa eficiência por alta eficiência”, comenta Burg.

O investimento total será de R$ 862.875,11, a ser custeado pelo PEE Celesc/ANEEL, incluindo equipamentos e mão-de-obra. Assim que a troca for concluída, a estimativa é de uma economia anual na conta de energia da Universidade em torno de R$ 140 mil. Além disso, outra vantagem nesta ação está na vida útil da lâmpada. Segundo comenta Burg, uma lâmpada LED tem vida útil em média de 25 mil horas, bem maior que as fluorescentes comuns.

O chefe da DAC ainda comenta sobre o destino das atuais lâmpadas fluorescentes: nenhuma será reaproveitada. Todas serão encaminhadas para reciclagem com destino adequado.

Na imagem acima, a troca de lâmpadas sendo feita no Campus 2.

Palestras

Everson Burg enfatiza que durante este semestre letivo serão oferecidas aos alunos e servidores da FURB mais seis palestras que vão abordar o uso consciente de energia elétrica. A primeira deve ocorrer no mês de março. Outras quatro já ocorreram no final do ano passado.

Para informar que a FURB está participando do Programa de Eficiência Energética, foi colocado um banner em frente ao Campus 1 (como mostra a foto abaixo), e também nos campi 2 e 3. Há também adesivos nos interruptores e equipamentos/ambientes eficientizados, além de informações nos monitores/computadores. “Nossa intenção é alertar e orientar a comunidade sobre ações e maneiras de economia de energia”, disse Burg.

O Convênio

O termo de convênio foi assinado em Florianópolis, na presença do governador Raimundo Colombo, em maio de 2016. O reitor da FURB, João Natel Pollonio Machado, participou da cerimônia.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS