segunda-feira, 10 maio 2021
Início Eventos Fundação Cultural organiza exposição de fotos de Václav Havel

Fundação Cultural organiza exposição de fotos de Václav Havel

 

Por Sérgio Antonello [PMB]

A exposição “Václav Havel na metamorfose da Europa” apresenta fotografias de Oldřich Škácha, que acompanhou a vida do ex-presidente da República Tcheca, um dos maiores personagens da história recente daquele país. A abertura está marcada para o dia 1º de fevereiro, às 19h, e as visitas podem ser realizadas entre os dias 2 de fevereiro e 18 de março. As fotos ficarão no Salão Angelim, na Biblioteca Universitária da Universidade Regional de Blumenau (Furb). A organização da exposição é da Prefeitura Municipal de Blumenau, por meio da Fundação Cultural, da Furb, do Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo e do Consulado Honorário da República Tcheca em Blumenau.

 

Foto: GK São Paulo

 

As imagens apresentam os momentos significativos da vida e o trabalho de Václav Havel desde a sua atividade política como escritor e dissidente durante as décadas de 1970 e 1980. Destacam-se os registros emocionantes das manifestações na Praça Venceslau, em Praga, em novembro de 1989, nas quais Václav Havel teve papel fundamental. Conhecido já muito antes da Revolução de Veludo, Havel tornou-se um dos personagens mais notáveis da oposição ao regime comunista, ganhando respeito também fora do país como um defensor dos direitos humanos, da paz e da liberdade de expressão.

 

Foto: GK São Paulo

 

Václav Havel é reconhecido pela sua obra dramática de estilo particular. Os dramas de poucos atos tinham características de teatro absurdo e uma plêiade de personagens banais mas com mensagens profundas sobre a situação do homem. Ao longo da vida, Havel escreveu também uma numerosa série de ensaios, sendo esse gênero um dos seus fortes instrumentos de expressão política.

Abertura: 1º de fevereiro, às 19h
Visitas: de 2 de fevereiro a 18 de março
Local: Salão Angelim, na Biblioteca Universitária – Universidade Regional de Blumenau (Furb)

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS